Outono será marcado por onda de frio e tempo úmido

O outono de 2022 começa no dia 20 de março, às 12h33, e se estende até às 6h14 do dia 21 de junho, 21 de junho de 2022.

Imagem de Novo Cabrais. Foto: Rosana Klafke/Sem Roteiro/Agora RS

 

O outono de 2022 começa no dia 20 de março, às 12h33, e se estende até às 6h14 do dia 21 de junho, 21 de junho de 2022, pelo horário de Brasília.

Segundo a Climatempo, neste ano, a estação terá características fora do seu padrão usual por causa do fenômeno La Niña, que continua ativo e se intensificou no Pacifico Equatorial Leste. As condições oceânicas no Atlântico Sul também terão muita influência na estação.

Conforme a Climatempo, o destaque para maio será a entrada da primeira onda de frio forte de outono, esperada para segunda quinzena deste mês.

Até lá, algum resfriamento leve pode acontecer no Rio Grande do Sul, mas não se espera no decorrer do mês de março e abril nenhum evento de frio extremo que possa realmente chamar atenção e causar geadas.

Áreas serranas no Rio Grande do Sul poderão apresentar alguma geada em abril, mas concentradas nas áreas mais altas.

Chuva e umidade 

Em relação a chuva, o prognostico aponta chuva irregular para o Rio Grande do Sul durante o outono. Em abril, o tempo seco predomina do Estado. Em maio, as frentes frias irão provocar chuva expressiva pelo território gaúcho.

Já o mês de junho pode surpreender com o excesso de umidade, em relação aos padrões normais do mês. Isto vai fazer com que a nebulosidade vire destaque em algumas regiões gaúchas.