Ospa abre temporada 2022 com a imponente Sinfonia Titã

O concerto também terá uma homenagem especial à Escola de Música da Ospa, que completa 50 anos em 2022.

Foto: Peter Adamik/Ospa

 

A Ospa (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre) dá início à Temporada Artística 2022 com o concerto “Sinfonia Titã”.

O evento será na Casa da OSPA, no dia 12 de março, às 17h. Os ingressos custam de R$ 10 a R$ 40 e já estão à venda em sympla.com.br. Haverá transmissão ao vivo pelo canal da orquestra no YouTube e pela plataforma #CulturaEmCasa.

O concerto também terá uma homenagem especial à Escola de Música da Ospa, que completa 50 anos em 2022, e uma palestra gratuita sobre o repertório.

O maestro e diretor artístico da Ospa, Evandro Matté, conduz a orquestra por duas grandes obras: “Sinfonia nº 1, ‘Titã’”, de Gustav Mahler (1860-1911), e “Concerto para piano em Sol Maior”, de Maurice Ravel (1875 – 1937).

O solista convidado para a ocasião é o pianista Fabio Martino, brasileiro radicado na Alemanha que aos 32 anos já tem amplo reconhecimento internacional.

Começou a estudar o instrumento com 5 anos e, com apenas 12 anos, superou pianistas maduros ao vencer o concurso da Fundação Magda Tagliaferro.

Em 2010, tornou-se o único brasileiro a vencer o Concurso Internacional de Piano do BNDES, o mais importante da América Latina.

A maior parte do concerto é dedicada à primeira sinfonia do austríaco Gustav Mahler, um dos mestres do período romântico. A obra, conhecida como “Sinfonia Titã”, será apresentada pela Ospa também em duas viagens este ano: para Buenos Aires e para São Paulo.