Moradores de Porto Alegre têm até amanhã para pagamento da 1ª parcela do IPTU

As guias com a primeira parcela já foram entregues pelos correios. No entanto, a prefeitura não enviará mais as guias, e caberá ao contribuinte encontrar o documento

Porto Alegre, RS – 07/06/2018 – Agência Porto Alegre – Na foto: Vista aérea para o Centro Histórico de Porto Alegre. Foto: Joel Vargas / PMPA / Acervo Agora RS

Os contribuintes que optaram pelo pagamento parcelado do IPTU 2022 poderão quitar a dívida em até dez vezes, com o primeiro vencimento nesta terça-feira (8). As guias com a primeira parcela já foram entregues pelos correios. No entanto, a prefeitura não enviará mais as guias, e caberá ao contribuinte acessar o documento pelo site da Prefeitura ou solicitar o envio por e-mail, ou ainda autorizar o débito em conta corrente (veja mais abaixo).

De acordo com o secretário municipal da Fazenda, Rodrigo Fantinel, a iniciativa visa a dar autonomia aos contribuintes para que efetuem o pagamento do tributo de forma mais ágil, sem depender da entrega das guias pelos correios. “As guias do IPTU serão totalmente digitais. Para quem ainda não está cadastrado para receber o documento por e-mail, a prefeitura encaminhou pelos correios somente a guia com vencimento em 8 de março”, afimou o secretário.

Em fevereiro, foram encaminhadas 231 mil guias pelos Correios com a primeira parcela. Ao efetuar o pagamento, o contribuinte adere ao parcelamento em até 10 vezes e poderá solicitar o envio das próximas guias por e-mail ou obter o documento, mês a mês, pelo site do IPTU. Este ano, a Receita Municipal encaminhou junto com a guia do IPTU uma carta explicando a mudança e indicando ao contribuinte todas as informações para obtenção das guias e realização do pagamento no prazo de vencimento das parcelas.

Como obter as próximas guias do IPTU

O documento de arrecadação pode ser acessado no site da Prefeitura de Porto Alegre, mediante informação da inscrição do imóvel e também o CPF/CNPJ do proprietário. Caso não saiba o número da inscrição, pode fazer a emissão da guia informando o CPF/CNPJ e também o número e unidade do imóvel.

Para obter o código para débito em conta basta acessar o link e informar a inscrição do imóvel. Após, cadastrar o código no banco (internet banking, APP ou presencialmente apresentando o formulário).

Outra opção é solicitar o recebimento das guias por e-mail.

Ainda é possível solicitar as guias em um dos canais de atendimento:

Se a primeira parcela não for paga até o dia 8 de março, todo o lançamento é inscrito em dívida ativa automaticamente, incidindo multa e juros. As demais parcelas vencem sempre no dia 8 de cada mês. Quando não houver expediente bancário nesse dia, o vencimento será adiado para o próximo dia útil.