INMET prorroga alerta de temporal e para chuvas intensas no Rio Grande do Sul

Ao todo, são quadro advertências para o Estado do Rio Grande do Sul. Área sob risco reduziu, mas ainda há pontencial para possibilidade de transtornos ou prejuízos por causa da chuvarada.

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) prorrogou os alertas para temporais e chuvas intensas no Estado do Rio Grande do Sul. Área sob risco reduziu, mas ainda há pontencial para possibilidade de transtornos ou prejuízos por causa da chuvarada.

Ao todo, são quadro advertências para o Estado do Rio Grande do Sul: duas vermelhas e duas laranjas. A primeira vermelha, ou seja, que indica grande perigo, que abrange cidades da região Noroeste, Norte, Serra e parte das regiões do Vale do Caí, do Taquari e do Rio Pardo. O INMET adverte para a possibilidade de chuva volumosa, com potencial para transtornos, danos em edificações, além de vento forte e até queda de granizo. Podem ocorrer cortes de energia elétrica, queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário.

A área de abrangência compreende cidades como Frederico Westphalen até São Francisco de Paula, passando por Erechim e Lagoa Vermelha ao Norte do alerta e São Sebastião do Caí, Lajeado, Santo Ângelo e Porto Xavier ao sul da área de risco. Essas condições prosseguem até a noite desta quinta-feira (24).

Alerta de temporal emitido para o Rio Grande do Sul. Válido para esta quinta-feira, 24 de março de 2022.
Alerta de temporal emitido para o Rio Grande do Sul. Válido para esta quinta-feira, 24 de março de 2022. Crédito: Agora RS / Agora no Tempo

O outro alerta vermelho aponta risco de temporais nas cidades de divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Abrange a região entre os municípios de Frederico Westphalen até Três Arroios e Severiano de Almeira. Conforme o INMET, também há risco de chuva volumosa nesta região, mas as condições prosseguirão nestas cidades entre as 15h desta quinta-feira e as 10h da manhã de sexta-feira (25).

As outras advertências par ao Rio Grande do Sul são da cor laranja, onde há risco de temporais, mas com estimativa de menor potencial destrutivo. O maior alerta laranja compreende quase toda a metade Norte do Estado. Abrange o Noroeste, Vales do Rio Pardo, Taquari, Caí, Paranhana, dos Sinos e a região metropolitana; parte da região Norte, parte da região Central; parte da Serra do RS e parte do Litoral Norte. Conforme o INMET, há risco de chuva intensa, temporais com vento e queda de granizo isolado. O alerta tem validade até as 23h50 da noite desta quinta-feira.

Já o quarto e último alerta compreende as regiões Noroeste, Norte, Serra e Litoral Norte, nas cidades mais próximas de Santa Catarina. Conforme o INMET, também há risco de tempestades com chuva intensa, ventania e queda eventual de granizo. A diferença é que estas condições devem continuar até a manhã de sexta-feira nestas cidades.

Alerta de temporal emitido para o Rio Grande do Sul. Válido para esta quinta-feira, 24 de março de 2022.
Alerta de temporal emitido para o Rio Grande do Sul. Válido para sexta-feira, 25 de março de 2022. Crédito: Agora RS / Agora no Tempo