Inmet emite novo alerta para chuva volumosa e vento forte no RS

Áreas de instabilidade estão avançando sobre o Rio Grande do Sul. Há risco para temporais isolados no Estado.

Áreas de instabilidade estão avançando sobre o Rio Grande do Sul. Há risco para temporais isolados no Estado (veja no mapa abaixo).

A circulação de ventos se intensifica entre essa quarta (23) e a quinta-feira (24) sobre o Sul do Brasil, dando origem a uma nova frente fria que favorece as nuvens carregadas sobre o Rio Grande do Sul.

O risco de tempestade aumenta, principalmente a partir da tarde desta quarta. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta para risco de temporais.

Esse é um alerta vermelho, de grande perigo, que vale até as 11h desta quinta, para grande parte do Rio Grande do Sul, incluindo Porto Alegre e Região Metropolitana.

“Chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, ventos superiores a 100 km/h, e queda de granizo. Grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário”, adverte o Inmet.

Alerta de tempestade foi emitido para grande parte do Rio Grande do Sul. Arte: Agora no Tempo / Agora RS, com base em dados do INMET