INMET emite alerta de temporal para todas as regiões do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira

O INMET afirma que há possibilidade de novos estragos no Rio Grande do Sul por causa das tempestades que podem vir acompanhadas de vento forte e granizo.

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta de temporal válido para todas as regiões gaúchas. A advertência é válida ao longo de toda esta segunda-feira (7) e se estende até a manhã de terça-feira (8). Além do Rio Grande do Sul, todo o estado de Santa Catariana e a parte sul e leste do Paraná também têm alerta para ocorrência de temporais.

Conforme o INMET, o alerta da cor laranja é motivado pela possibilidade de chuvas de 30 a 60 milímetros por hora ou até 100 milímetros no acumulado do dia. Há risco de ventania entre 60 a 100 quilômetros por hora e, também, queda de granizo.

Qualquer região do Estado pode ter temporais. O Instituto afirma que podem voltar a ser registrados problemas como de corte no fornecimento de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Mapa do Rio Grande do Sul colorido na cor laranja para exemplificar o alerta laranja, de tempestade, emitido pelo INMET nesta segunda-feira, 07 de março de 2022.
Alerta de temporal emitido para o Rio Grande do Sul nesta segunda-feira, 07 de março de 2022. Foto: Agora RS / Agora no Tempo

A escala do INMET possui três tipos: o alerta amarelo é emitido quando há perigo potencial para ocorrência de temporais; o alerta laranja é quando há maior perigo para a ocorrência de tempestades, com ventania, raios e até queda de granizo; e o alerta vermelho é usado com baixa frequência: quando devem ser tomadas medidas de precaução pelo risco muito elevado da ocorrência de fenômenos adversos em curto espaço de tempo, com risco iminente à vida e ao patrimônio.

Previsão do tempo

A formação de um ciclone extratropical entre a costa do Uruguai e do Rio Grande do Sul, dará origem a uma frente fria nesta segunda-feira (7). Ao longo do dia, as chuvas e os temporais se espalham pelo Estado. São esperadas rajadas de vento fortes a intensas e acumulados de chuva elevados na região Sul e entre o Centro e Nordeste. Antes da chegada  das chuvas as temperaturas se elevam, o que favorece a formação de tempestades.

Os maiores volumes de chuva são previstos para em cidades localizadas na Campanha, Fronteira Oeste, Região Sul, Região Central e Região Metropolitana de Porto Alegre.

Em Porto Alegre, a nebulosidade e o tempo abafado predominam e há previsão de pancadas de chuva nesta segunda, mínima de 23°C e máxima de 34°C. Em Santa Rosa, o tempo fica instável, mínima de 23°C e máxima de 35°C. Em Rio Grande, o tempo fica nublado e há previsão de pancadas de chuva, mínima de 21°C e máxima de 26°C. Em Erechim, há previsão de pancadas de chuva nesta segunda, mínima de 19°C e máxima de 30°C.

Instruções em caso de temporal:

  • Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas.
  • Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).