MDB-RS confirma nome de Gabriel Souza como pré-candidato ao Palácio Piratini

Cerca de 800 correligionários marcaram presença na reunião aberta do diretório estadual do MDB-RS.

Foto: Joel Vargas / MDB-RS

O deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa Gabriel Souza foi escolhido como o pré-candidato do MDB-RS ao Palácio Piratini. Ele era o único inscrito à indicação. Cerca de 800 correligionários marcaram presença na reunião aberta do diretório estadual, realizada em Porto Alegre na manhã deste domingo (27).

Antes da escolha do nome do pré-candidato, os membros do partido votaram a moção encaminhada por um grupo de filiados que pedia que a decisão fosse avalizada por meio de convenção partidária. A moção recebeu 56 votos contrários e 3 favoráveis.

Antes de iniciar oficialmente a votação, o presidente do MDB-RS, Fábio Branco, abriu o prazo de 10 minutos para receber alguma nova eventual inscrição, o que não ocorreu. Souza foi escolhido como o representante do MDB para disputar o comando do Palácio Piratini por 57 votos favoráveis e dois contrários (80,2% do total).

“Todos nós que estamos aqui hoje temos história. E eu respeito a história de todos. Ninguém é mais emedebista do que o outro, somos uma grande família”, discursou o pré-candidato.

No entanto, a indicação é apenas o primeiro passo. O MDB ainda precisará negociar com outros partidos para formar uma aliança. O principal alvo será o PSDB, que abriga até aqui o governador Eduardo Leite, mas outras siglas também serão convidadas.