Frente fria provoca bastante chuva e ventania no RS

Uma frente fria avançou sobre o Sul do Brasil com muita chuva e ventania. No Rio Grande do Sul, as áreas de instabilidade atuaram com força.

A cidade de Paim Filho foi atingida por uma forte tempestade. Foto: Divulgação/Prefeitura Paim Filho

 

Uma frente fria avançou sobre o Sul do Brasil com muita chuva e ventania. No Rio Grande do Sul, as áreas de instabilidade atuaram com força.

No Rio Grande do Sul, além de ventania, houve chuva volumosa em várias áreas do Estado, entre 16h de quarta (23) e 16h desta quinta-feira (24), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) registrou 100 mm em Soledade, 74, 4mm em Palmeira das Missões, 94,8 mm em Serafina Corrêa, 90,6 mm em Santo Augusto e 90,4 mm em Bento Gonçalves.

A chuva provocou deslizamentos de terra na Serra. Em pontos da ERS-122, entre Caxias do Sul e São Vendelino houve o registro de quedas de barreiras. No km 44, em Farroupilha, o trecho ficou parcialmente bloqueado, mas foi liberado. Na BR-470, entre Bento Gonçalves e Garibaldi, também ocorreu um deslizamento de terra.

A região do Alto Uruguai foi uma das áreas mais atingidas pelo forte vento. Nesta quinta, a cidade de Paim Filho foi a mais atingida pela tempestade. De acordo com a prefeitura do município, cerca de 60 casas foram destelhadas.

De acordo com a Climatempo, apenas neste período de 24 horas já choveu pelo menos 70% da média de chuva normal para todo o mês de março no Rio Grande do Sul.

A frente fria avança sobre o Sul do Brasil e o estado do Paraná será o mais atingido por tempestades nesta sexta-feira (25).