Espetáculo sobre início da Guerra dos Farrapos será encenado em frente ao Palácio Piratini

O evento, gratuito, está com os ingressos esgotados para as duas apresentações em estrutura montada em frente ao Palácio Piratini, no centro da capital.

Cena do espetáculo em apresentação na cidade de Guaíba. Foto: Maris Strege / Divulgação

 

Palco de importantes acontecimentos da história gaúcha, o Palácio Piratini, em Porto Alegre, irá receber um espetáculo teatral em homenagem ao centenário do prédio.

Neste sábado (19) e domingo (20), às 20h, será apresentado o espetáculo “Do Cipreste ao Piratini – a origem”, peça de Rinaldo Souto que conta com mais de 80 artistas e narra acontecimentos importantes que levaram ao início da Guerra dos Farrapos.

O evento, gratuito, está com os ingressos esgotados para as duas apresentações em estrutura montada em frente ao Palácio Piratini, no centro da capital.

Dividido em três atos, o enredo apresenta os eventos ocorridos entre 18 e 21 de setembro de 1835, quando as tropas de Bento Gonçalves e Gomes Jardim tomaram o antigo Palácio de Barro, onde fica hoje o Piratini, até então sob poder do império.

Tudo isso culmina na cena final, um discurso de Bento em uma da sacadas do Palácio Piratini. O general será interpretado pelo cantor nativista Manity Oliveira. O elenco contará com outros nomes conhecidos do cenário gaúcho.

Gomes Jardim será interpretado por Fábio Malcorra, enquanto Onofre Pires será o personagem de Alessandro Lauffer. O elenco principal conta também com a representação da força da mulher gaúcha, através das participações de Kauana Neves interpretando Dona Leonor e Denise dos Santos Dona Caetana.

O espetáculo conta com cenas produzidas, como um ritual da maçonaria entre lideranças farroupilhas e um baile com trajes de época, além de cenários como o cipreste da fazenda de Gomes Jardim. A montagem irá trazer ainda duas cenas que buscam exaltar a atuação feminina na guerra.

A apresentação também terá transmissão ao vivo pela página da @setur e @docipresteaopiratini.