EPTC acaba com linha D43 e Campus do Vale passará a ser atendido por linhas convencionais

Universidades da zona leste de Porto Alegre seriam atendidas pelas linhas 343 e 353 após a extinção da linha D43.

Foto: César Lopes / PMPA

A EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) divulgou que a linha de ônibus D43 – Direta/Universitária vai deixar de circular a partir da próxima segunda-feira (4). A medida tem causado mobilização dos estudantes do Campus do Vale da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e do campus da PUCRS contra a medida. Universidades da zona leste de Porto Alegre seriam atendidas pelas linhas 343 e 353.

Conforme a Prefeitura de Porto Alegre, a medida é uma “otimização” das tabelas de ônibus, por causa da instalação do corredor de ônibus exclusivo na avenida Ipiranga. “As linhas passaram a andar com prioridade na faixa exclusiva da avenida Ipiranga, o que resultou em um ganho no tempo de viagem e eliminou a necessidade de uma Linha Direta, que não para em todos os pontos”, explica o gerente de Planejamento de Transportes da EPTC, Flávio Tumelero.

Segundo a Prefeitura, a duração das viagens das linhas convencionais era 54 minutos antes do corredor exclusivo e caíram de 42 minutos com a implementação. O tempo estimado para a circulação da linha direta – que não para em todos os pontos – era de 41 minutos.

Estudantes estão se mobilizando para fazer um abaixo assinado para que a linha D43 não seja extinta. A mobilização quer fazer que a EPTC mude de ideia e mantenha a circulação do itinerário e que sejam realizados novos investimentos para o transporte dos estudantes.

Solução apresentada é aumentar linhas 343 e 353

A solução apresentada pela EPTC para suprir a demanda dos passageiros que utilizam a linha D43 é engordar as tabelas das linhas 343 Campus/Ipiranga e 353 Ipiranga/PUC/UFRGS. A empresa de engenharia de tráfego afirma que, com a unificação do atendimento, o Campus da UFRGS passa a dispor de viagens pela linha 343 até às 22h30 e que a linha teve um acréscimo de oito viagens noturnas ampliando seu horário de funcionamento até às 23h. O primeiro horário é as 6h20.

No caso da linha 353, o rimeiro horário da linha 353 saindo do Campus da UFRGS e atendendo o Intercap às 4h50 e último horário às 23h30. O primeiro horário saindo do centro de Porto Alegre com destino à UFRGS e atendendo o Intercap seria às 5h35 e último horário às 0h05.