Eduardo Leite renuncia o cargo de governador do RS nesta quinta-feira

A troca de comando ocorre para que Leite possa se desvincular do cargo que ocupa e concorrer nas Eleições de 2022.

Porto Aleger, RS | | 28.mar.2022 | Coletiva de imprensa do governador Eduardo Leite. Fotos: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

O governador Eduardo Leite (PSDB) enviou um ofício à Assembleia Legislativa do Estado afirmando que deixará o cargo nesta quinta-feira (31), às 16h30 da tarde. O vice-governador Ranolfo Vieira Júnior assumirá o Poder Executivo às 17h, em cerimônia no Palácio Piratini.

A troca de comando ocorre para que Leite possa se desvincular do cargo que ocupa e concorrer nas Eleições de 2022. A expectativa é que João Dória (PSDB-SP) deixe de disputar a presidência nas eleições de outubro e que e o governador gaúcho seja alçado como candidato tucano, encabeçando uma chapa que una a chamada “terceira via”.

O ofício foi protocolado na AL às 13h da tarde desta quarta-feira (30). No texto em que avisa o deputado Valdeci Oliveira (PT), presidente do Poder Legislativo gaúcho, sobre sua renúncia, Leite afirma que tomou a decisão “com pesar”, mas com “convicção para seguir colaborando com o Rio Grande”.

“Faço-o, em atendimento às exigências da legislação eleitoral, para que possa prestar minhas contribuições ao povo gaúcho e brasileiro por meio da atuação política nas eleições que se avizinham, nas quais buscarei dar toda a colaboração que eu puder para ajudar o país neste momento crítico”, destaca o governador, justificando o motivo de deixar o cargo.

“Tenho a convicção de que entrego nas excelentes mãos de nosso vice-governador Ranolfo Vieira Júnior um Estado não apenas com as contas em dia, mas um Estado que volta a investir em saúde, educação, segurança, infraestrutura, dentre diversas outras áreas, e que possui milhares de projetos em andamento para deixar às futuras gerações um legado de desenvolvimento e felicidade”, conclui Leite.