Ciclone provocará ventania e deixará mar agitado no RS

No Rio Grande do Sul, além de ventania, o ciclone irá provocar chuva forte com risco de temporais. As temperaturas ficam agradáveis.

Compartilhe:

Um ciclone extratropical está atuando no Oceano Atlântico nesta quinta-feira (10). Ele está provocando neste momento a formação de uma frente fria.

A frente fria associada ao ciclone avança em direção do Rio da Prata e se desloca pelo pela Região Sul do Brasil, provocando chuva e temporais isolados. No Rio Grande do Sul, os efeitos começam a partir do fim da tarde entre a noite desta quinta-feira (10)

De acordo com a Climatempo, o estado do Rio Grande do Sul terá um dia com muita ventania nesta sexta-feira (11). As rajadas de vento ficam em torno dos 50 a 60 km/h sobre toda a região litorânea e entre 40 a 50 km/h na Região Sul e Região Central.

O sistema de baixa pressão atmosférica irá espalhar ventos intensos sobre o oceano que favorecem a agitação marítima na costa do Rio Grande do Sul. Nesta sexta, as ondas podem chegar de 2 a 2,5 metros, segundo a Climatempo.

No sábado (12), as instabilidades começam perder força sobre o centro-sul gaúcho, mas o dia será marcado por muita variação de nebulosidade. No Litoral o mar segue agitado durante o dia, novamente com ondas de 2 a 2,5 metros. No domingo (13) a agitação marítima diminui.

Chuva forte

No Rio Grande do Sul, a chuva forte se concentra entre a madrugada e manhã desta sexta, mas ainda com risco de temporais.

Uma massa de ar mais frio impulsionada pelo ciclone e que avança na retaguarda da frente fria trará temperatura agradável e até um pouco de frio em cidades localizadas na Região Sul e na Serra.

As atualizações ocorrerão durante as previsões do tempo ou conforme os alertas da Defesa Civil e do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

 

 


Compartilhe: