Chuva forte provoca alagamentos em Porto Alegre

Há registro de alagamentos, sinaleiras fora de operação e pontos de congestionamento. A área mais afetada é o do entorno do arroio Sarandi, que transbordou.

Porto Alegre teve registro de chuva forte entre a madrugada e a manhã desta quarta-feira (30) por causa da passagem de uma frente fria. Há registro de alagamentos, sinaleiras fora de operação, pontos de congestionamento entre outros problemas. A área mais afetada é o do entorno do arroio Sarandi, na zona norte da Capital, que transbordou.

Conforme dados da estação automática do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) choveu 39 milímetros no bairro São João. A chuva mais intensa ocorreu entre 4h30 e 5h da manhã.

Por causa da chuva intensa, o arroio Sarandi mais uma vez saiu da calha e alagou diversas ruas. A avenida Sarandi está totalmente bloqueada entre a rua Ararás e a Zeferino Dias. A altura da água chega a cerca de 60 centímetros em alguns pontos.

Conforme a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação), pelo menos sete cruzamentos ficaram inoperantes. Até 9h30, apenas o da Otto Nyemeier com Cavalhada seguia fora de operação. Nos cruzamentos entre a avenida Chuí e da Rua Butuí com a Av. Icaraí, as sinaleiras estão em amarelo piscante.

Volume de chuva

No bairro Agronomia, na zona leste da Capital, foram registrados 29 milímetros de precipitação. No bairro Partenon, foram 28 milímetros. A estação automática que fica no Centro de Porto Alegre registrou 46 milímetros de chuva.

Na zona sul, a estação que fica no bairro Hípica registrou 35 milímetros de precipitação. Por fim, na estação que fica no bairro Santa Isabel, em Viamão – quase na divisa com Porto Alegre e próximo do Campus do Vale da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – foram 54 milímetros de chuva.

Trânsito

Por causa do grande número de pessoas em deslocamento de carro por causa do tempo chuvoso, há maior lentidão em diversas vias de Porto Alegre. A pior situação é na chegada da Capital tanto pelo Aeroporto, quanto pela BR-290/FreeWay. Também há lentidão no trecho da avenida Castello Branco até a região da rodoviária.

Outra via importante com pontos de lentidão é a avenida Protásio Alves. O motivo é o trânsito bastante carregado entre a avenida Neusa Goulart Brizola e o HPS (Hospital de Pronto-Socorro) de Porto Alegre. Também há pontos de lentidão em vários pontos da Terceira Perimetral.