Inaugurada em 1916, Capela Santo Antônio de Castro será restaurada em Carlos Barbosa

Comunidade rural de Carlos Barbosa busca recursos via Lei de Incentivo estadual para arrecadar verba.

 

Capela Santo Antônio de Castro. Foto: Divulgação

 

De tijolo em tijolo, com o esforço conjunto de muitas pessoas, aos poucos foi se erguendo uma capela na área rural de Carlos Barbosa, na Serra gaúcha.

O calendário marcava o ano de 1908 quando o trabalho dos imigrantes italianos começou. Uns iam a cavalo buscar areia em uma cidade próxima, outros amassavam o barro com os pés para encaixar em formas de madeira.

Aos poucos, o prédio começou a tomar forma e, em 1916, finalmente foi inaugurada a Capela Santo Antônio de Castro que, mesmo com o passar das gerações, continua sendo um elo da comunidade.

Agora, esse símbolo do patrimônio histórico da imigração italiana no Rio Grande do Sul será restaurado, conservando as características originais e respeitando a história da comunidade. Entre os elementos a serem restaurados, estão as pinturas murais, os altares da igreja e os ladrilhos em formas geométricas instalados no piso do chão.

“A Igreja Velha já estava aqui em 1926 quando meu avô nasceu, e também estava em 1952 quando meu pai nasceu, em 1981 quando eu nasci, em 2011 e 2017 quando meus filhos nasceram. Só em nossa família, já transcende quatro gerações”, contou Ana Paula Andreola Buckel, representante da Associação L’amore di Colônia, que propôs o restauro.

Além da importância para a comunidade, a capela, tombada como patrimônio cultural do município em 2003, é um dos atrativos do roteiro turístico realizado pela associação na comunidade rural.

“Ao iniciarmos o trabalho com os grupos de visitantes, começamos a perceber ainda mais as belezas da Igreja. Eles nos questionavam a respeito das pinturas, dos pisos, dos móveis, dos tijolos e tantos outros detalhes que infelizmente não sabíamos”, disse.

Quem está à frente do projeto de restauro são as arquitetas e urbanistas Cristiane Rauber e Juliana Betemps. “É muito importante proporcionarmos aos nossos filhos e aos nossos netos a oportunidade de conhecer esse prédio, que é centenário, tal qual ele foi construído originalmente”, ressaltou Juliana.

Já Cristiane aponta para o trabalho coletivo realizado por poder público, sociedade civil e empresas.

“Felizmente estamos numa região que temos bastante patrimônio, mas é um trabalho de formiguinha que fazemos em conjunto com as comunidades e prefeituras. Trabalhamos conciliando o bem material com o bem imaterial, que consiste em toda a história e as memórias que vêm junto com a capela”.

Imagem interna da Capela Santo Antônio de Castro. Foto: Divulgação

Verba

Atualmente, 30% dos R$ 881.537,48 necessários para a realização da obra já estão captados via Lei de Incentivo à Cultura estadual, com aprovação do Conselho de Cultura do estado e financiamento de empresas privadas.

Para dar seguimento à obra, a comunidade busca captar o restante da verba também por meio de incentivo fiscal. A Escaiola Arquitetura realizará todos os trâmites burocráticos para a parceria ser concretizada com empresas interessadas, que terão garantido o abatimento de 100% do ICMS investido, com contrapartida de 5% ao Fundo de Apoio à Cultura do Rio Grande do Sul.

Os interessados podem entrar em contato através do email [email protected] ou telefone (54) 999727147.