Fundação Bienal do Mercosul devolve obras de arte restauradas em Porto Alegre

O conjunto foi um legado deixado pela 1ª edição da Bienal do Mercosul, realizada em 1997, que recebeu o nome de Jardim das Esculturas.

 

Foto: Thiele Elissa/Divulgação

 

No mês em que completa 250 anos, Porto Alegre recebeu um presente da Fundação Bienal do Mercosul, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM): a entrega de dez obras de arte instaladas no Parque Marinha do Brasil, que foram recuperadas.

O conjunto foi um legado deixado pela 1ª edição da Bienal do Mercosul, realizada em 1997, que recebeu o nome de Jardim das Esculturas.

O evento de entrega das obras contou com a presença de Carmen Ferrão, presidente da 13º Bienal do Mercosul, Gilberto Schwartsmann, presidente da 12ª Bienal do Mercosul; Gunter Axt, Secretário da Cultura; Paulo Amaral, Coordenador de Artes Visuais da Secretaria da Cultura; Benhur Bortolotto, presidente do Conselho Estadual de Cultura; José Francisco Alves, ex-Curador-Chefe no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS); Lucas Volpatto, arquiteto responsável pela conservação e manutenção do edifício sede da fundação Iberê Camargo; e André Machado, Secretário de Habitação.

Além da restauração, foram instaladas placas de sinalização com o descritivo de cada peça. Fazendo justiça à relevância do evento na América Latina, as esculturas são de artistas de diferentes países, como Argentina, Bolívia e Brasil, além dos que nasceram na Europa e foram erradicados artisticamente no Brasil.

Obras e principais artistas

Entre os artistas que fazem parte do Jardim das Esculturas no Parque Marinha, destaca-se o austríaco Franz Weissmann, que foi escultor, pintor e desenhista, além de ser um dos fundadores do Neoconcretismo no Brasil.

Ele assina a obra Estrutura Linear. Aluno de Weissmann e representante do movimento Neoconcreto no país, o mineiro Amilcar de Castro também figura entre os principais artistas. Detentor da obra Escultura em Aço, Castro especializou-se como escultor de metais, artista plástico e designer gráfico.

Vale também ressaltar a presença de Xico Stockinger. Austríaco de nascença, Stockinger chegou a ter aulas de desenho com Anita Malfatti em 1929. Na década de 1950, mudou-se para Porto Alegre, onde acumulou diversas façanhas no meio artístico.

Entre elas, foi o primeiro diretor do Atelier Livre da prefeitura da Capital e foi duas vezes diretor do MARGS. Gravador, desenhista, caricaturista, xilógrafo e escultor, recebeu o título de cidadão honorário de Porto Alegre em 1994. Sua obra chama-se Escultura em Flor.

As 10 obras e seus respectivos autores:

  • Cubocor por Aluísio Carvão;
  • Escultura em Aço por Amilcar de Castro;
  • Escultura em Aço por Enio Lommi;
  • Escultura em Aço por Carlos Fajardo;
  • Amuleto para Recibir El Canto de Las Flores por Francine Secretan;
  • Estrutura Linear por Franz Weissmann;
  • Raio por Hernán Dompé;
  • Mangrullos por Julio Pérez Sans;
  • Cono Sur por Ted Carrasco;
  • Escultura em Flor por Xico Stockinger.