Aeroporto de Passo Fundo reabre para operações

No aeroporto Lauro Kurtz, os pousos e decolagens estão permitidos apenas para aeronaves que não tenham motor turbojato.

Foto: Divulgação / DAP / Selt

 

O aeroporto Lauro Kurtz, de Passo Fundo, na Região Norte do Rio Grande do Sul, obteve autorização para retomar parte de suas operações.

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) suspendeu a emissão do Notam (comunicação aeronáutica oficial) que determinava a interdição da infraestrutura.

Os pousos e decolagens estão permitidos apenas para aeronaves que não tenham motor turbojato , como as movidas por combustão e turboélice. Os voos utilizarão a pista recém reformada e ficarão restritos ao período diurno.

A retomada da aviação regular depende de uma vistoria dos órgãos federais nos instrumentos de apoio à navegação instalados nas laterais da pista. Segundo o governo do Estado, os novos equipamentos foram trazidos da Itália e têm a função orientar aviadores durante o pouso.

“Falta pouco para termos o aeroporto de Passo Fundo reaberto com todas as suas atividades autorizadas, dentro das condições técnicas necessárias para garantir conforto e segurança aos passageiros”, afirma o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella.

“A região do Planalto contará com o maior aeroporto do interior gaúcho e terá à disposição mais opções de destinos para viagens aéreas”, acrescenta.