Vestibular da UFRGS será realizado neste fim de semana; veja quais são as orientações e protocolos

O exame será realizado em formato presencial em Porto Alegre e em outras seis cidades do Estado. Edição será realizada com acréscimo de protocolos sanitários.

O fim de semana terá as provas do Vestibular da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) de 2022. O exame será realizado em formato presencial em Porto Alegre e em outras seis cidades do Estado: Bento Gonçalves, Canoas, Gravataí, Imbé, Novo Hamburgo e Tramandaí.

Nas sete cidades de aplicação, os portões serão abertos às 14h30 e fechados pontualmente às 15h, quando se iniciam as provas. Os vestibulandos devem se apresentar em seu local de aplicação munidos do documento de identificaçãocaneta azul ou preta e máscara de proteção facial.

Serão cinco horas e meia para resolução das provas e preenchimento do gabarito em cada dia de aplicação e será permitida a retirada do recinto das provas apenas após duas horas depois do início, podendo levar o caderno de provas. No sábado, são aplicadas provas de História, Língua Portuguesa, Literatura, Matemática e Redação. No domingo (13), as de Biologia, Física, Geografia, Língua Estrangeira e Química.

Diante do cenário de pandemia de covid-19, esta edição será realizada com acréscimo de protocolos sanitários. Os locais de aplicação estão com ocupação reduzida das salas para um distanciamento maior entre os vestibulandos. Todos devem utilizar máscara de proteção facial cobrindo nariz e boca. Não haverá exigência de comprovante de vacinação, conforme orientação publicada no site da Universidade em 3 de fevereiro.

Os candidatos devem também levar uma garrafa de água. Durante o Vestibular, os bebedouros dos prédios estão desativados, tendo os participantes que levar garrafa de água para utilização no período.

Ao todo, cerca de 15 mil candidatos concorrem a 3.980 vagas na Universidade Federal. Este contingente representa 70% das vagas oferecidas para este ano. O restante vai ser preenchido via Sistema de Seleção Unificada, o SISU.

Do total de inscritos, 9 mil se inscreveram para vagas de acesso universal. As demais buscam ingressar por ações afirmativas. Para as ações afirmativas, há reserva de metade das vagas para egressos da rede pública em cotas de renda familiar, cor ou deficiência.

No dia 12 de fevereiro, os candidatos que indicaram na inscrição a condição de sabatista, guardador do sábado por convicção religiosa, devem ingressar no local de prova até o horário indicado para todos os participantes e aguardar em isolamento o horário adaptado para a realização das provas – 19h –, não podendo, durante esse período de espera, realizar consulta, comunicação ou manifestação. No dia 13, esses candidatos realizam as provas nas mesmas condições dos demais vestibulandos.

Transporte em Porto Alegre

Em Porto Alegre, a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) programou um reforço nas linhas de ônibus nos locais de maior concentração de vestibulandos, conforme abaixo:

  • Campus do Vale – acréscimo de viagens nas linhas 343/353/T8, e ativação das linhas D43/T10, com mais 43 viagens no total, sendo 20 no sábado e 23 no domingo. Reforço também na linha 286, além do atendimento pela linha A375 dentro do Campus no domingo, nos horários das 12h00, 13h10/14h20, 17h55, 19h05 e 20h20.
  • Fapa – aumento de uma viagem na linha 656, sentido Centro-bairro (sábado 13h15 e domingo 13h), além do atendimento pelas linhas 494.4/495.1/T10.
  • Demais localidades com maior fluxo – estão programados reforços nas linhas T9 e atendimento pela linha 520.3 (Colégio Bom Conselho), Linha T4 (São Judas Tadeu), linha T5 (Colégio Militar) e linhas 263/263.1/263.2 (UniRitter).