Trégua da Covid na Europa pode indicar fim da pandemia, diz OMS

O diretor da Organização Mundial da Saúde para a Europa, Hans Kluge, afirmou nesta quinta-feira (3) que a situação da Covid-19 no continente está mostrando uma espécie de “trégua” que poderá levar ao fim da pandemia.

Segundo Kluge, após dois anos do início da crise sanitária, a Europa pode entrar em um “longo período de tranquilidade” por conta das “altas taxas de vacinação” contra a doença no continente, pela variante Ômicron ser mais rápida e com o fim do inverno.

“Esse contexto, que nunca tínhamos experimentado até agora nesta pandemia, nos dá a possibilidade de um longo período de tranquilidade. Esse período de maior proteção pode ser considerado como uma espécie de trégua que pode levar a uma paz duradoura”, acrescentou Kluge.

A fala do diretor da OMS refere-se ao fato de, apesar dos números de casos terem disparado em todos os países da Europa por conta da Ômicron, a quantidade de mortes não acompanhou o mesmo ritmo e se manteve em patamares menores ao ser comparada com o que a variante Delta – que era a dominante – causou.