SORIGS alerta sobre os danos à saúde ocular provocados por óculos falsificados

Utilizar óculos falsificados pode ocasionar inúmeros problemas, alerta Sociedade de Oftalmologia do Rio Grande do Sul.

Compartilhe:

Item indispensável em dias de sol, para leitura ou no dia-a-dia, o óculos exerce uma função fundamental de proteção à saúde ocular, muito além de ser apenas um acessório estético.

Recentemente, o DEIC, departamento estadual de investigações criminais, realizou ofensivas para combater a comercialização de produtos falsificados em Porto Alegre, região metropolitana e no Litoral Norte. Ao todo, foram apreendidas 10 mil unidades de óculos sem procedência adequada.

“No caso de óculos de grau, inicialmente o uso sem a devida prescrição pode causar dores de cabeça e vista cansada. Enquanto os modelos de sol e com lentes sem proteção contra raios ultra violetas, o dano pode ser maior e provocar até lesões na córnea e retina” alerta Marcos Brunstein, presidente da SORIGS (Sociedade de Oftalmologia do Rio Grande do Sul).

De acordo com o oftalmologista, ao adquirir produtos em comércio informal sem procedência e receita médica, a pessoa compromete a identificação de possíveis problemas e não dá a atenção necessária à sua própria saúde.

“Além dos prejuízos diretos, ocorre também o atraso no diagnóstico de doenças importantes. A consulta ao oftalmologista é fundamental para evitar sequelas futuras”, esclarece Brunstein.

Óculos de grau e sol

Utilizar óculos falsificados pode ocasionar inúmeros problemas, onde a situação pode ter uma gravidade diferente dependendo do tipo de exposição sofrida. Confira algumas complicações ao utilizar habitualmente um produto falsificado:

  • Estafa da visão (vista cansada);
  • Desvio ocular;
  • Desconforto e dor nos olhos.
  • Queimaduras na córnea (Fotoceratite)
  • Catarata
  • Pterígio

Como identificar se o produtos é falsificado

É possível, a olho nu, identificar se um óculos de sol é original ou falsificado. Saiba como:

Lentes

O primeiro item que deve ser observado é a cor. No caso de óculos de sol, elas não devem ser muito escuras, a ponto de impedir que a pessoa reconheça as cores das luzes do semáforo.

Armação

Fique atento à qualidade, a armação falsificada é habitualmente mais frágil. Outra questão é se ela possui efeitos prismáticos e podem distorcer as imagens visualizadas pelo usuário.

Material

É importante focar se o logotipo está borrado e se sai facilmente. Note se há algum defeito aparente, acabamento com irregularidades ou bolhas.

Embalagem

Veja se o estojo, no qual vêm os óculos, é de boa qualidade e possui os logotipos da marca, manual de instruções e garantia do fabricante.


Compartilhe: