Sites do Governo do Estado do Rio Grande do Sul saem do ar após ataque hacker

Ainda não há previsão para o restabelecimento dos serviços. A Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão do Estado confirmou uma tentativa de invasão.

Os sites do Governo do Estado do Rio Grande do Sul estão indisponíveis na manhã desta terça-feira (8) após um ataque hacker. A Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado se manifestou sobre a interrupção dos serviços (leia a nota completa abaixo) e confirmou a tentativa de invasão.

Uma mensagem afirmando que os portais haviam sido hackeados chegou a aparecer em sites do Governo do Estado durante a madrugada. Os cibercriminosos afirmaram, na mensagem, que pertencem ao estado do Paraná e que “todos os serviços online do Rio Grande do Sul” iriam “para o saco”. A mensagem não está mais disponível, pois todos os sites rs.gov.br retornam um erro de timeout, ou seja, o servidor demora a responder a solicitação de acesso e o navegador interrompe a requisição por conta própria por não receber nenhum dado de volta.

A falha atinge vários sites que pertencem ao domínio rs.gov.br, mas não afeta os serviços de Prefeituras ligadas a ele, por exemplo. Dentre os portais institucionais indisponíveis estão os do Poder Executivo (estado.rs.gov.br), o do Detran/RS, (detran.rs.gov.br) os das pastas da Secretaria de Segurança Pública (ssp.rs.gov.br), da Fazenda (fazenda.rs.gov.br) e da Agricultura (agricultura.rs.gov.br), entre outros. O próprio domínio da PROCERGS também está fora do ar (procergs.rs.gov.br).

A página de acesso ao sistema de e-mail corporativo do Estado, no entanto, estava acessível na manhã desta terça-feira. Não há previsão para o restabelecimento dos serviços.

A SPGG (Secretaria de Planejamento e Gestão) se manifestou sobre o incidente cibernético. “Todas as providências para sanar essa situação já foram tomadas”, afirmou a a pasta, por meio de nota. Segundo o Governo do Estado, o ataque ocorreu em um ambiente restrito e não houve vazamento de dados.

Confira a nota da SPGG

NOTA DA SECRETARIA DE PLANEJAMENTO, GOVERNANÇA E GESTÃO

Nesta madrugada houve um acesso indevido em alguns sites do governo do Estado do RS. Ainda durante a madrugada, a Procergs, por meio de suas monitorias ativas, identificou e bloqueou esta iniciativa. Todas as providências para sanar essa situação já foram tomadas. O evento se deu em um ambiente restrito e sem vazamento de dados. Todos os cuidados estão sendo tomados para retorno dos serviços afetados com a maior brevidade possível.

Recorrência

Em abril 2021, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul foi alvo de um ataque hacker sem precedentes. Todos os serviços do Judiciário gaúcho foram interrompidos e demoraram semanas até serem restabelecidos. Em novembro de 2020, o TJ-RS também havia sido alvo de cibercriminosos que colocaram uma mensagem no sistema Eproc (Sistema de Transmissão Eletrônica de Atos Processuais).