Rio Grande do Sul tem alerta de temporal neste domingo

Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia, a maior parte do RS pode ter pancadas de chuva intensas, com ventania e até queda de granizo.

O avanço de áreas de instabilidade sobre o Rio Grande do Sul motivaram o disparo de um alerta de temporal para o Estado neste domingo (27). Conforme o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), a maior parte do RS pode ter pancadas de chuva intensas, com ventania e até queda de granizo.

O motivo do alerta é o avanço de uma frente fria, que está na divisa entre o Uruguai e o Brasil (veja a previsão abaixo). Até as 11h da manhã, o sistema havia levado nuvens de chuva para cidades da Campanha, Sul e Extremo Sul do Estado.

Segundo o alerta do INMET, algumas cidades podem registrar tempestades com chuva de até 100 milímetros, ventos entre 60 e 100 quilômetros por hora. Há risco para danos em cidades, como queda de árvores, de postes, além de corte no fornecimento de energia elétrica, além de pontos de alagamento.

A área em alerta abrange a Fronteira Oeste, Campanha, região Sul, Costa Doce, região Central, Litoral Médio, região Carbonífera, Porto Alegre e região metropolitana, além de parte do Litoral Norte e dos Vales do Taquari e do Rio Pardo.

Mapa mostra áreas em alerta de temporal emitido para o Rio Grande do Sul neste domingo, 27 de fevereiro de 2022
Alerta de temporal emitido para o Rio Grande do Sul neste domingo, 27 de fevereiro de 2022. Foto: Agora RS / Agora no Tempo

A previsão da Sala de Situação indica que, ao longo da tarde e noite, há risco de temporais com chuva forte, raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo em toda a metade Sul do Estado. As áreas de instabilidade vão encontrar temperaturas elevadas em grande parte do Rio Grande do Sul, o que favorece a formação de temporais.

A Sala de Situação colocou toda a Fronteira Oeste, a Campanha e o Sul do Estado em alerta para tempestades. Já as regiões Noroeste, Central, Vales do Taquari e Rio Pardo, região metropolitana e Litoral Norte estão em atenção, conforme o sistema de avisos da SEMA (Secretaria de Meio Ambiente do RS).