Relação entre mudanças climáticas e direitos humanos é o tema da redação do Vestibular da UFRGS

Além da redação, candidatos respondem as questões das provas de História, Língua Portuguesa, Literatura e Matemática neste sábado

A relação entre mudanças climáticas e os direitos humanos foi o tema escolhido para a redação do Vestibular da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Além da dissertação sobre o tema proposto, são realizados exames de História, Língua Portuguesa, Literatura e Matemática neste sábado (12).

Nesta edição, 15.234 candidatos concorrem às vagas de 89 cursos de graduação na UFRGS. São oferecidas ao todo 3.980 vagas no processo.

O tema proposto parte de uma entrevista da ex-presidente da Irlanda e Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Mary Robinson, em que apresenta aspectos relativos às mudanças climáticas e à consequente ameaça aos direitos humanos.

Na redação, o candidato deve apresentar seu pronto de vista sobre as ideias de Mary Robinson expressas na entrevista, tendo em mente que, hipoteticamente, seu texto concorre em um projeto cujo vencedor debaterá presencialmente com a ex-presidente da Irlanda.

No contexto fictício desse concurso, “o vencedor” seria aquele cujo texto, lido em voz alta para os jurados, melhor dissertasse a respeito das ideias de Mary Robinson, apresentando opiniões bem fundamentadas acerca do tema.

A redação integra a prova de Língua Portuguesa e é avaliada em duas modalidades – analítica e holística (compreender o texto na sua totalidade) – por examinadores distintos. Havendo discrepância nos escores atribuídos pelos examinadores, um terceiro pondera sobre a avaliação, conforme detalhado no Manual do Candidato.

Segundo dia de provas é neste domingo

Amanhã, domingo (13), acontece o segundo dia do Vestibular, com as provas de Biologia, Física, Geografia, Língua Estrangeira e Química. Novamente, o ingresso nos locais de prova começa às 14h30, e os portões serão fechados às 15h.

Os candidatos têm cinco horas e meia para resolução das provas e preenchimento do gabarito. Eles poderão retirar-se do recinto das provas após duas horas depois do início da aplicação do vestibular, podendo levar o caderno de provas.

Os gabaritos serão divulgados a partir das 9h do domingo e da segunda-feira, no site vestibular.ufrgs.br. E os candidatos poderão acessar sua folha de respostas no Portal do Candidato, 24 horas após a aplicação da prova. Já o listão de classificados será publicado até dia 25 de fevereiro.