Projeto quer transformar Porto Alegre em referência nacional no diagnóstico e tratamento do câncer

Transformar a realidade do diagnóstico e tratamento do câncer no Brasil. Esse é o propósito do IGCC, que será lançado em Porto Alegre.

Transformar a realidade do diagnóstico e tratamento do câncer no Brasil. Esse é o propósito do IGCC (Instituto de Governança e Controle do Câncer), que será lançado em Porto Alegre, na próxima quarta-feira (16).

O projeto foi desenvolvido a partir da iniciativa global City Cancer Challenge, que apoia cidades de todo o mundo para alcançarem acesso equitativo, célere e de qualidade no controle e tratamento da doença. A meta, segundo a organização, é tornar o IGCC referência na América Latina no tratamento da doença.

O IGCC é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, que pretende articular, propor e apoiar iniciativas governamentais, das Universidades e da sociedade civil que colaborem para a promoção de um tratamento oncológico direcionado à melhoria da gestão, prevenção, acesso, rastreamento e diagnóstico do câncer em âmbito nacional.

Na cerimônia de lançamento do IGCC será assinado o Memorando de Entendimento (MoU) entre City Cancer Challenge, Comitê Executivo Municipal do City Cancer Challenge Porto Alegre, Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Prefeitura de Porto Alegre.

Na ocasião, o prefeito Sebastião Melo apresentará ainda os fundamentos da Política Pública Municipal de Enfrentamento ao Câncer.

“À medida em que renovamos nosso acordo de trabalhar juntos, já podemos ver o valor e o impacto do que foi conquistado em Porto Alegre. Estou confiante de que conforme vamos avançando, fortalecemos ainda mais as bases para uma abordagem sustentável, melhorando, assim, o acesso no enfrentamento ao câncer, bem como a qualidade nos cuidados com a doença”, comenta a CEO do City Cancer Challenge, Susan Henshall.

Maira Caleffi, presidente do Conselho de Administração do IGCC, ressalta que o acordo entre Porto Alegre e City Cancer Challenge proporcionou um modelo inovador e sustentável que pode ser ampliado e aplicado nacionalmente.

“Trabalhar com o City Cancer Challenge é uma oportunidade incrível para qualquer cidade que realmente queira mudar sua abordagem no tratamento do câncer, colocando os pacientes como prioridade e reunindo as partes interessadas”, destaca.