Ouça no Meio-Dia: o trânsito na Freeway no ínicio do feriado de Carnaval e outras notícias

Confira as principais notícias da manhã desta sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

A Receita Federal divulgou ontem as regras para a declaração do Imposto de Renda de 2022, referente ao ano-calendário do ano passado. A apresentação da declaração começa no dia 7 de março, às 8h, e vai até o fim do dia 29 de abril. O cronograma dos lotes de restituição ficou estabelecido em 31 de maio, 30 de junho, 29 de agosto, 31 de agosto e 30 de setembro. A principal novidade do ano é a ampliação do acesso à declaração pré-preenchida. A partir de agora, todos os contribuintes que possuam níveis de segurança altos na plataforma gov.br podem usar esse modelo. Com o modelo é possível ao usuário começar a declaração já com várias informações úteis que facilitam o preenchimento. A declaração pré-preenchida vai estar disponível a partir do dia 15 de março. Antes, a facilidade era limitada a quem tinha certificado digital. Neste ano, o governo estima receber 34,1 milhões de declarações, mesmo número do ano passado.

A Equipe de Vigilância de Doenças Transmissíveis da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre emitiu alerta epidemiológico para dengue para a rede de serviços de saúde da cidade. A decisão veio após a confirmação de três casos autóctones da doença na Capital, somada às condições climáticas favoráveis à transmissão da dengue. No documento, a Equipe de Vigilância alerta profissionais de saúde para suspeita de arboviroses durante o atendimento a casos com sintomas compatíveis com essas doenças. Ainda conforme a Equipe de Vigilância, os profissionais também devem considerar a similaridade dos sintomas com a Covid-19. Em 2022, até o último dia 19, 23 casos suspeitos de dengue foram notificados entre residentes de Porto Alegre. Destes, três casos foram confirmados, todos autóctones, ou seja, contraídos na cidade. Também houve a confirmação de um caso de chikungunya, importado de Manaus. Em 2021, no mesmo período, foi confirmado um caso importado de dengue. Em todo o ano passado, foram confirmados em Porto Alegre 83 casos de dengue, sendo 65 autóctones e 18 importados.

Uma pessoa morreu e outras três ficaram feridas em um acidente entre um ônibus e um carro, na RSC-287, em Santa Maria, Região Central do Estado. A vítima de 24 anos não teve a identidade divulgada. O ônibus é da Planalto Transportes e saiu de Porto Alegre com destino a São Borja. De acordo com a empresa, o carro teria invadido a pista contrária e colidido com o coletivo. Segundo a Planalto, 24 passageiros estavam no veículo. O carro vinha com quatro ocupantes. O condutor e dois deles ficaram feridos. O outro ocupante morreu no local.

Começa hoje de forma mais intensa o fluxo de veículos em direção ao Litoral para os dias de Carnaval. A expectativa da CCR ViaSul, empresa que administra a FreeWay, é que o tráfego mais intenso deva se concentrar a partir das 17h de hoje, e, entre 9h e 11h e, mais tarde, das 14h às 17h, do sábado. Por isso, a CCR ViaSul alerta os motoristas para que programem sua viagem antecipadamente, realizando o deslocamento fora desses horários. Porém, também é importante priorizar fazer a viagem durante o dia. Ao todo, São esperados ao menos 300 mil veículos circulando entre a região metropolitana e o Litoral Norte do Rio Grande do Sul. A projeção é o dobro do que foi esperado no ano passado.

O avanço de uma frente fria deixa o tempo instável no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira. Há possibilidade de temporal e chuva forte em alguns pontos do Estado. O Instituto Nacional de Meteorologia alerta para o risco de temporais, com queda de granizo, descargas elétricas e rajadas de vento de até 100 km/h, em praticamente todo o Estado. Em algumas regiões do Estado, o dia vai ficar bastante abafado. Em Porto Alegre e Viamão, a máxima deve chegar a 33°C. No sábado, as instabilidades seguem atuando e os temporais ficam restritos à região Sul e áreas entre o Noroeste e Norte. As temperaturas voltam a se elevar a partir da tarde em todas as regiões. No domingo, uma nova frente fria provoca instabilidades e temporais isolados sobre o estado.