Ouça no Meio-Dia: Começam as inscrições do Prouni e mais notícias desta terça-feira

Confira as principais notícias da manhã desta terça-feira, 22 de fevereiro de 2022, no podcast Meio-Dia.

Compartilhe:

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

Faleceu o irmão do jogador Taison, do Internacional. O atleta comunicou ontem em suas as redes sociais a perda de Leandro Freda. Na postagem, Taison não disse a causa da morte. Momentos depois, jogadores, jornalistas e fãs comentaram o post. Da mesma forma, o Internacional, através de seu perfil no Instagram, também manifestou condolências ao jogador na postagem.

A prefeitura de Porto Alegre lançou o programa Mais Crédito Juro Zero, que vai subsidiar os juros de contratos de empréstimo para microempreendedores formais ou informais registrados no Cadastro Único, o CadÚnico. A medida vale para aqueles que solicitarem crédito junto às operadoras credenciadas. Segundo a Prefeitura, o programa terá R$ 1 milhão de investimento do município, o que poderá gerar 1.860 contratos de microcrédito produtivo orientado com juro zero em 2022. De acordo com o CadÚnico de 2021, 7,4% dos 190 mil empreendedores da Capital estão no CadÚnico. Destes, 7 mil estão registrados como MEI. O programa funcionará em três etapas, que estão organizadas em forma crescente de valores a serem retirados pelo mesmo empreendedor a cada momento. A cada etapa também variam os critérios para cada empreendedor, como não possuir débitos de tributos municipais, ter quitado as parcelas anteriores e estar inscrito ou ter finalizado no mínimo um curso de capacitação empresarial oferecido pela prefeitura; e, depois, ter inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas, o CNPJ.

O Departamento Municipal de Água e Esgotos de Porto Alegre, o Dmae, realiza uma inspeção na rede de água da rua Cruzeiro do Sul, na Zona Sul. O objetivo da sondagem é verificar um provável entupimento na derivação da adutora de 400 milímetros de diâmetro para a adutora de 200 milímetros. O serviço causa a interrupção no abastecimento dos bairros Santa Tereza, Cristal e Nonoai, desde às 8h desta terça-feira. A previsão de retorno da água foi projetada para a noite. Nas áreas mais altas, a volta ao normal pode passar desse prazo. A programação pode ser alterada por motivos técnicos ou climáticos.

Começam hoje as inscrições para o Programa Universidade para todos, o ProUni, do primeiro semestre de 2022. O período de inscrições vai até sexta-feira. O programa oferece bolsas de estudo integrais ou parciais, em faculdades particulares, a estudantes de baixa renda. Para ter acesso à bolsa integral, o estudante precisa comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Já para a bolsa parcial, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Outro ponto fundamental, é que o estudante tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou da rede privada, na condição de bolsista integral neste último caso. Uma novidade neste ano, é que a pré-seleção dos estudantes inscritos no Prouni considera as duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, para ingresso em cursos de graduação ou sequencial de formação específica. Até então, a regra era que apenas a nota da última edição do Enem poderia ser utilizada pelos candidatos para entrar no programa.

A umidade vinda do oceano e uma frente fria em alto mar deixam o tempo instável em grande parte do Rio Grande do Sul nesta terça-feira. As instabilidades vão provocar pancadas isoladas de chuva na Região Metropolitana, na Serra, no Litoral Norte, e nas Regiões Noroeste, Central e Norte. Além da chuva, também há grande risco para temporais com queda de granizo no Estado, principalmente na serra gaúcha. Mesmo assim, o dia fica abafado nesta terça nas Regiões Central e Noroeste, além da Fronteira Oeste. Máxima de 33 graus em Uruguaiana. Na quarta-feira, o tempo fica estável na maioria das regiões e as temperaturas se elevam à tarde. Há chance de pancadas de chuva apenas em áreas próximas à divisa com Santa Catarina que podem vir acompanhadas de trovoadas. A tendência é que o tempo volte a ficar instável sobre o estado a partir de quinta-feira.


Compartilhe: