Ouça no Meio-Dia: Incêndio atinge bar em Porto Alegre e outras notícias

Confira as principais notícias da manhã desta segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

O bar Dona Neusa, localizado no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, pegou fogo na madrugada desta segunda-feira. O local estava fechado e ninguém ficou ferido. Segundo os Bombeiros, o fogo começou no início da madrugada. Os bombeiros conseguiram conter as chamas antes que elas atingissem as residências do entorno. A causa do incêndio ainda é desconhecida. O Dona Neusa havia parado de funcionar desde o início da pandemia.

As aulas da rede estadual de ensino começaram nesta segunda-feira de forma 100% presencial e sem revezamento. Conforme o governo do Estado, cerca de 750 mil estudantes estão matriculados para o ano letivo de 2022. O governo do Estado também disponibilizou as orientações sanitárias de prevenção à Covid-19 para a retomada das atividades no site coronavirus.rs.gov.br/ensino. A modalidade de ensino remoto ficará restrita apenas aos alunos que tiverem as devidas e expressas indicações médicas. Uma novidade para o ano letivo de 2022 é a implementação do Ensino Médio Gaúcho, em seu novo formato, em todas as turmas de 1º ano. A iniciativa abrange cerca de 1.100 escolas e em torno de 100 mil alunos. Pela proposta, a carga horária total é de 1.000 horas. O novo modelo contempla 800 horas de Formação Geral Básica e mais 200 horas dos componentes obrigatórios que fazem parte dos itinerários formativos. O Ensino Médio Gaúcho, em seu novo formato, surgiu como uma proposta para a renovação de oferta de educação aos jovens brasileiros e visa aproximar as escolas da realidade dos estudantes.

Um ciclista morreu em um acidente de trânsito na noite de domingo, em Rio Grande, região Sul do Estado. A vítima tinha 29 anos. Conforme a Polícia Rodoviária Federal, o ciclista e um Honda CR-V de Rio Grande colidiram no quilômetro 18 da BR-392 no fim da noite de ontem. O condutor da bicicleta veio a óbito no local. Ele foi identificado como Alisson Senna de Souza. Ainda não se sabe o que motivou a colisão. Um levantamento realizado pelo Instituto-Geral de Perícias deve determinar a dinâmica do acidente e embasar as conclusões de um inquérito policial.

O número de assassinatos no Brasil caiu 7% em 2021 na comparação com o ano anterior. É o que aponta o índice nacional de homicídios, criado pelo Portal g1. A análise é feita com base em dados oficiais dos 26 estados e mais o Distrito Federal. Em 2021, foram registradas 41,1 mil mortes violentas intencionais no país. São 3 mil a menos em relação a 2020. O número também é o menor de toda a série histórica do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que coleta os dados desde 2007. Estão contabilizadas as vítimas dos seguintes crimes: homicídios dolosos (incluindo os feminicídios), latrocínios (roubos seguidos de morte), e lesões corporais seguidas de morte. O levantamento faz parte do Monitor da Violência, uma parceria do g1 com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

O tempo fica instável no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira. Há possibilidade para temporais isolados no Estado. De acordo com a previsão, a chuva será ainda em pouca quantidade no Estado. Os volumes mais expressivos devem se concentrar no Leste do estado, entre Porto Alegre e Região Metropolitana, no Norte e em áreas próximas à Serra. Mesmo assim, as temperaturas permanecem oscilando na casa dos 30ºC. Máxima de 28ºC em Caxias do Sul, 32ºC em Porto Alegre e 34ºC em Santa Maria. Amanhã, devem ocorrer pancadas de chuva sobre a metade Norte. Há risco para temporais na região Nordeste e nas áreas de divisa com Santa Catarina. A tendência é que o tempo estável retorne em parte do Rio Grande do Sul na quarta-feira.