Ouça no Meio-Dia: como fica a circulação de ônibus sem cobrador em Porto Alegre e mais notícias da manhã

Confira as principais notícias da manhã desta terça-feira, 15 de fevereiro de 2022, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental, a Fepam, emitiu duas licenças para a implantação de um projeto de geração de energia através do Gás Natural Liquefeito no Porto de Rio Grande, no Sul do estado. A autorização permite que o grupo espanhol Cobra inicie as obras na área portuária. O projeto prevê um terminal para processar o Gás Natural e instalar uma usina termelétrica. O investimento previsto é de R$ 6 bilhões, o que significa que este pode ser o maior investimento privado na história do Rio Grande do Sul e ter a capacidade de abastecer cerca de 30% da demanda elétrica do estado. Segundo a Fepam, há suficiência ambiental para a emissão dessas licenças, que são válidas até fevereiro de 2027. Caso ocorra o descumprimento das condições e restrições, a empresa estará sujeita às penalidades previstas em lei. A previsão dos investidores é concluir as obras em três anos.

Começou nesta terça-feira em Porto Alegre a circulação de 21 linhas de transporte coletivo sem a presença de cobrador. A implantação da nova forma de pagamento será realizada em duas etapas: 12 linhas na terça-feira, e nove na quinta-feira. A medida deve ser ampliada, chegando a 25% do sistema nesse modelo de atendimento até o fim do ano. Os veículos vão ser identificados para que os passageiros saibam, antes de embarcar, que devem efetuar o pagamento na entrada, diretamente ao motorista. Os passageiros que utilizam cartão TRI não terão mudanças. Neste caso, basta colocar o cartão no validador e passar pela roleta, como é feito hoje. O número de linhas sem a presença de cobradores deverá ser aumentado em 2023. A extinção da função está prevista para 2025. A maioria desses profissionais serão aposentados. Outros serão colocados em outras funções, e também realocados em outras atividades, com o oferecimento de cursos profissionalizantes por parte das empresas de ônibus.

Foram abertas nesta terça-feira as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, de 2022. Para fazer a inscrição o candidato precisa acessar a página oficial do programa. No Rio Grande do Sul, sete universidades oferecem esta opção de ingresso: FURG, UERGS, UFPEL, UFRGS, UFSM e UNIPAMPA, além da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. O processo utiliza como referência as notas dos candidatos no Enem 2021 para selecionar os alunos. Os critérios e as vagas, no entanto, variam conforme as instituições. As inscrições vão até o final do dia 18 fevereiro. O resultado da chamada única será anunciado no dia 22 de fevereiro.

Morreu na madrugada desta terça-feira, o jornalista e cineasta Arnaldo Jabor, aos 81 anos. Ele estava internado desde o dia 17 de dezembro no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, após sofrer um acidente vascular cerebral. Segundo a família, a causa da morte foram complicações do AVC. Jabor se tornou mais conhecido por seus comentários nos telejornais da TV Globo a partir dos anos 1990. Sua primeira vocação, no entanto, foi como cineasta. Foi um dos nomes expoentes do cinema-novo, que buscava levar a realidade do Brasil.

Uma massa de ar seco volta a predominar nesta terça-feira no Rio Grande do Sul. Não há previsão de chuva no Estado. Nesta terça, após mais um amanhecer de temperatura baixa, à tarde, o calor volta a ganhar força, principalmente na Fronteira Oeste e nas regiões Noroeste, Central e Norte. Máxima de 31 graus em Porto Alegre e 38 em Santa Rosa. Amanhã, o tempo continua estável, com temperaturas elevadas e baixa umidade do ar. A tendência é que as instabilidades retornem ao Nordeste do estado na quinta-feira, em função da aproximação de uma frente fria.