Ouça no Meio-Dia: os prejuízos da estiagem no Rio Grande do Sul e o novo Sistema de Valores a Receber

Confira as principais notícias da manhã desta segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul divulgou hoje pela manhã o gabarito do segundo e último dia do Vestibular 2022. As respostas das provas de Biologia, Física, Geografia, Língua Estrangeira e Química estão disponíveis para acesso no site da Universidade. Na prova de Geografia, a questão número 60 foi anulada. O acesso dos participantes às folhas de respostas pode ser feito pelo Portal do Candidato. Recursos quanto às questões devem ser formalizados em ufrgs.br/conecte-se e encaminhados à Comissão Permanente de Seleção até as 18h de amanhã. Nesta edição, cerca de 15 mil candidatos concorrem a 3.980 vagas em 89 cursos de graduação na UFRGS. A lista de classificados será publicada até o dia 25 de fevereiro.

Um homem de 40 anos morreu em um acidente de trânsito na RSC-453, em Garibaldi, na Serra Gaúcha, durante a noite de ontem. A identidade dele não foi divulgada. Segundo informações do Comando Rodoviário, o motorista dirigia uma caminhonete Montana, com placas de Garibaldi, no sentido Garibaldi-Estrela, quando bateu na traseira de um caminhão. Com a colisão, ele foi projetado para fora do veículo e morreu na hora. O caminhoneiro não teve ferimentos. O trânsito no local não chegou a ser bloqueado para o atendimento da ocorrência.

Cerca de 257 mil propriedades foram atingidas pelos efeitos da estiagem no Estado. A estimativa está na terceira edição do Boletim Evento Adverso – Efeito da Estiagem nas Principais Atividades Agrícolas do Rio Grande do Sul, com informações apuradas entre 25 de janeiro e 4 de fevereiro. No boletim anterior, publicado em 24 de janeiro, constavam 253 mil propriedades afetadas. O número de produtores atingidos no cultivo de milho ultrapassou os 98 mil, o que significa um acréscimo de quase 5 mil com perdas na sua produção em relação ao último levantamento. Neste mesmo sentido, a segunda estimativa da safra de verão 2021/2022 apontou uma redução de produção nas culturas em relação à projeção inicial e uma mensuração de perdas econômicas baseada no preço do produto divulgado em Cotações Agropecuárias em 10 de fevereiro. Na cultura da soja, são cerca de 88 mil produtores com redução na produtividade. Também estão dificuldade de produção 33 mil produtores de leite. Na cultura do milho a produção deve ter uma redução de 54,7% em relação à estimativa inicial, com uma perda econômica calculada em R$ 5,2 bilhões. Além disso, em torno de 17 mil famílias também têm dificuldades ao acesso à água.

Foi retomado nesta segunda-feira o sistema do Banco Central que permite a consulta a valores esquecidos em bancos e outras instituições financeiras. Agora o chamado Sistema de Valores a Receber tem novo endereço. A ferramenta passa a funcionar no site valoresareceber.bcb.gov.br. Este ambiente foi desvinculado do Sistema Registrato, que hospedou o serviço nos primeiros dias de funcionamento. No primeiro acesso, o cliente pode consultar apenas se há ou não recursos disponíveis. Neste momento, basta informar o CPF ou CNPJ. Ao realizar esta primeira etapa, o cliente do banco recebe uma data e um período para consultar e solicitar o resgate do saldo existente. As datas são agendadas de acordo com o ano de nascimento da pessoa ou da criação da empresa. A consulta inicial pode ser feita a qualquer momento. Caso o cliente não acesse novamente na data e período informado, terá que voltar no sábado da repescagem, de acordo com o calendário. Quem perder seu sábado de repescagem, poderá consultar ou solicitar o resgate do saldo existente a partir de 28 de março. Mas o Banco Central informa que mesmo se não houver a consulta ou solicitação do resgate do saldo existente em todas essas datas, ele continuará guardado à espera do cliente.

O sistema de baixa pressão que trouxe chuvas ao Rio Grande do Sul durante este fim de semana se afasta do Estado. Uma massa de ar seco e frio predomina e deixa o tempo estável com temperaturas amenas durante a manhã e temperaturas mais elevadas à tarde. Há chance de chuvas rápidas apenas no Litoral Norte e Serra. Amanhã, a massa de ar seco continua predominando e o tempo permanece estável, com gradual elevação das temperaturas em todas as regiões. A tendência é que na quarta-feira as temperaturas voltem a ficar elevadas em todas as regiões e a umidade do ar fique abaixo de 20% na metade Oeste.