Ouça no Meio-Dia: como ficam as novas regras para prova de vida do INSS

Confira as principais notícias da manhã desta sexta-feira, 3 de fevereiro de 2022, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

O Instituto Nacional do Seguro Social divulgou nesta quinta-feira as novas regras para a prova de vida. De acordo com a portaria, será considerada válida como prova de vida, entre outros itens, a vacinação. Além disso, os segurados não vão precisar mais sair de casa para comprovar que têm direito ao benefício. Agora, a prova de vida será feita pelo próprio governo, que irá consultar bases de dados públicas e privadas para saber se a pessoa está viva. As mudanças valem para os aniversários dos segurados que ocorrerem a partir de hoje. A prova de vida é obrigatória para aposentados, pensionistas e para quem recebe benefícios do INSS por meio de conta corrente, poupança ou cartão magnético. O procedimento serve para evitar fraudes e garante a manutenção do pagamento. Atualmente, 36 milhões de brasileiros se deslocam para fazer a prova de vida. Destes, 5 milhões têm mais de 80 anos de idade.

Em Porto Alegre, poderá faltar água em partes dos bairros Campo Novo e Ipanema, na zona Sul, a partir das 13h, nesta quinta-feira. O motivo é o desligamento da energia programado para a CEEE Equatorial realizar serviços na rede elétrica da região. A previsão é que os trabalhos sejam realizados até as 18h. Podem ser afetadas aproximadamente 350 economias abastecidas pela Estação de Bombeamento de Água Tratada Parque Lavoura. A distribuidora de energia alerta que o serviço poderá ser cancelado caso as condições climáticas coloquem em risco a segurança dos trabalhadores e da comunidade local. Se vier a faltar água, a previsão do Departamento Municipal de Água e Esgotos, o Dmae, é de normalizar o abastecimento durante a noite de hoje, ou  já na madrugada de sexta-feira. 

Ainda na Capital, termina hoje, às 17h, o prazo de inscrições para a segunda etapa de preenchimento das vagas de auxiliares de serviços gerais, de cozinha e cozinheiros na rede municipal de ensino de Porto Alegre. São pouco mais de mil vagas disponíveis. A contratação temporária destes profissionais é valida por 180 dias e pode ser prorrogada pelo mesmo período. O salário parte de R$ 1.948,03, e a carga horária é de 40h semanais. Nesta etapa, será dada pontuação diferenciada pela comprovação de experiência. Quem atuou em órgãos públicos do município de Porto Alegre terá maior pontuação.

Pelo menos 20 pessoas morreram e mais de 70 foram hospitalizadas na periferia de Buenos Aires, Capital da Argentina, após terem se intoxicado com cocaína adulterada. Segundo o jornal Clarín, a droga teria sido misturada com veneno de rato. Uma fonte da secretaria de Saúde provincial informou que há falecidos em via pública e residências ainda não identificados. Diante dessa situação, as autoridades de saúde divulgaram um alerta epidemiológico e afirmaram que os serviços de emergência continuavam registrando pessoas em estado grave. Na mesma direção, o Ministério Público pediu aos compradores de cocaína da periferia de Buenos Aires, que se desfizessem da droga adquirida recentemente. Ao menos 10 pessoas foram presas em uma casa do bairro Tres de Febrero, que fica a 40 quilômetros da capital argentina. Os investigadores acreditam que a cocaína adulterada foi misturada e distribuída naquele local.

A aproximação de uma frente fria irá mudar o tempo no Rio Grande do Sul. Há alerta para chuva forte e temporais isolados no Estado entre hoje e amanhã. Nesta quinta, a formação de uma nova área de instabilidade volta a provocar chuva no Estado. Há risco de trovoadas e chuva forte na Fronteira Oeste. O maior acumulado será registrado em cidades como Uruguaiana, Itaqui e Quaraí. Amanhã, a frente fria avança pelo Rio Grande do Sul, e espalha a chuva pelo Estado. Também há possibilidade de temporais isolados em todo o território gaúcho. A tendência é que o tempo instável continue predominando sobre o estado no sábado.