Ouça no Meio-Dia: Porto Alegre retoma atendimentos eletivos de saúde e outras notícias

Confira as principais notícias da manhã desta segunda-feira, 7 de fevereiro de 2021, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

Porto Alegre retomou as consultas e procedimentos eletivos em suas 132 unidades de saúde nesta segunda-feira./ O serviço estava interrompido desde 10 de janeiro devido ao grande volume de pacientes com sintomas respiratórios. A decisão pela retomada veio depois que a Secretaria Municipal da Saúde avaliou o número de atendimentos nas últimas semanas e constatou que a procura por testes vem diminuindo na Capital. A Direção da Atenção Primária em Saúde da Capital diz que ainda há um percentual significativo de sintomáticos, mas que já é visível a redução. As equipes de saúde estão entrando em contato com os pacientes que já tinham consulta marcada para reagendar o atendimento para as próximas semanas.

Além das consultas e dos procedimentos eletivos, a semana começa com a oferta de 673 vagas de emprego no Sine Municipal de Porto Alegre. Entre as oportunidades há 22 vagas para pessoas com deficiência e 20 vagas para Jovem Aprendiz. Além destas, estão disponíveis 40 vagas para porteiro, 35 para caldeireiro de manutenção e 27 para ajudante de carga e descarga. Na unidade do Sine, localizada no Centro Histórico, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O interessado também pode retirar a carta de encaminhamento pelo aplicativo Sine Fácil, disponível para download gratuito no Google Play. Dúvidas e informações podem ser obtidas também por e-mail: [email protected].

Começa hoje a terceira edição do programa Oportunidade Canoense. A iniciativa da Prefeitura do município de Canoas, na Região Metropolitana, vai fornecer 80 passagens de ônibus gratuitas a pessoas que estão em busca de um emprego. A meta é beneficiar até 10 mil pessoas em vulnerabilidade social. As inscrições para receber o benefício vão até o dia 20 de fevereiro, no site da prefeitura. Para participar, é necessário: estar desempregado; ser maior de 18 anos; residir em Canoas; ter renda familiar por pessoa de até um salário mínimo; estar com o esquema vacinal contra a Covid-19 em dia; ter inscrição atualizada no Cadastro Único (CadÚnico); Quem não puder fazer a inscrição pela internet, poderá realizar de forma presencial nas cinco subprefeituras e nos quatro Centros de Referência de Assistência Social, os CRAS, do município. No momento da inscrição, é preciso apresentar documento com foto e CPF, além de comprovante de residência e cópia da Carteira de Trabalho. As passagens serão fornecidas através do cartão TEU. Ele será distribuído aos canoenses que ainda não contam com o bilhete.

Um homem de 46 anos morreu em um acidente entre dois carros, na noite de ontem. O fato ocorreu na ERS-240, em São Leopoldo, Região Metropolitana de Porto Alegre. A vítima conduzia um Fiesta com placas de Portão, quando teria perdido o controle do automóvel, que invadiu a pista contrária e colidiu contra um veículo emplacado em Porto Alegre. Depois da colisão, o carro de Porto Alegre ainda foi arremessado contra um outro carro com placas de Canoas. A vítima morreu no local e não teve o nome divulgado pela polícia. O motorista e a passageira do outro carro ficaram feridos e foram encaminhados ao Hospital Centenário em São Leopoldo. Até o momento, não há informações sobre o estado de saúde deles.

O ar seco  vai predominar em grande parte do Rio Grande do Sul nos próximos dias. Além disso, a umidade relativa do ar tende a ficar baixa pelo interior do estado durante as tardes. Nesta segunda-feira, o ar seco e o tempo firme voltam a predominar em quase todo o Estado, incluindo Porto Alegre e Região Metropolitana. A previsão aponta que na Fronteira Oeste, o calor volta a ganhar força. Em cidades como Uruguaiana e Alegrete as máximas ficam entre 35ºC e 37ºC. Na Região Sul, a temperatura fica agradável. Amanhã, a previsão aponta chuva na faixa leste e na Região Metropolitana. Nas demais regiões, segue o tempo estável e temperaturas amenas na parte da manhã. A tendência é que as pancadas de chuva retornem ao Norte e à Serra entre quarta e quinta-feira.