INMET emite alerta de temporal para o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira

Conforme o Instituto de Meteorologia, há chance de pancadas de chuvas, acompanhadas de rajadas de vento e queda de granizo.

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta de temporal isolados em parte do Rio Grande do Sul. A vigência do aviso é até as 20h da noite desta sexta-feira (11).

Conforme o Instituto de Meteorologia, há chance de pancadas de chuvas, acompanhadas de rajadas de vento e queda de granizo de maneira isolada nas regiões destacadas em amarelo (mapa abaixo). A chuva deve ser breve e isolada com volumes variando de 20 e 30 mm por hora ou até 50 milímetros no acumulado do dia. Não se descarta ocorrência de ventos entre 40-60 km/h e queda de granizo. Há baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos..

As instabilidades podem ocorrer em cidades da Fronteira Oeste, Campanha, Região Central, Vale do Taquari, Vale do Rio Pardo, Vale do Sinos, Vale do Paranhana, Vale do Caí, Região Noroeste, Região Norte, Região Carbonífera, Serra e Litoral Norte. Porto Alegre e parte da região metropolitana não estão sob a área de aviso desta sexta-feira.

A escala do INMET possui três tipos: o alerta amarelo é emitido quando há perigo potencial para ocorrência de temporais; o alerta laranja é quando há maior perigo para a ocorrência de tempestades, com ventania, raios e até granizo; e o alerta vermelho é usado com baixa frequência: quando devem ser tomadas medidas de precaução pelo risco muito elevado da ocorrência de fenômenos adversos em curto espaço de tempo, com risco iminente à vida e ao patrimônio.

Alerta de temporal válido para 11 de fevereiro de 2022.
Alerta de temporal válido para 11 de fevereiro de 2022. Foto: AGORA RS / Agora no Tempo

Instruções em caso de temporal:

  • Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas.
  • Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).