INMET emite alerta de temporais para parte do Rio Grande do Sul

Conforme o INMET, há possibilidade de precipitações de até 100 milímetros, ventos fortes e até granizo em parte do Rio Grande do Sul entre este sábado (12) e o domingo (13).

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta de temporal em parte do Rio Grande do Sul entre este sábado (12) e a manhã de domingo (13). Conforme o Instituto de Meteorologia, há possibilidade de precipitações de até 100 milímetros na área destacada em laranja no mapa. Também podem ocorrer rajadas de vento e é provável a ocorrência de queda de granizo.

A vigência do aviso é até as 10h da manhã de domingo. As instabilidades podem atingir cidades da Fronteira Oeste, Campanha, Região Central, região Sul, Metade Centro-Sul (Costa Doce), parte da região Noroeste e parte da região Norte. Porto Alegre, região metropolitana, Serra e Litoral Norte não estão na área do aviso.

A escala do INMET possui três tipos: o alerta amarelo é emitido quando há perigo potencial para ocorrência de temporais; o alerta laranja é quando há maior perigo para a ocorrência de tempestades, com ventania, raios e até granizo; e o alerta vermelho é usado com baixa frequência: quando devem ser tomadas medidas de precaução pelo risco muito elevado da ocorrência de fenômenos adversos em curto espaço de tempo, com risco iminente à vida e ao patrimônio.

Alerta de temporal válido para 12 de fevereiro de 2022. Foto: AGORA RS / Agora no Tempo
Alerta de temporal válido para 12 de fevereiro de 2022. Foto: AGORA RS / Agora no Tempo

A previsão do tempo da Sala de Situação da SEMA (Secretaria Estadual do Meio Ambiente), aponta que áreas de instabilidade avançam a partir da Campanha e região Sul. Há risco de temporais isolados na metade Sul e em áreas do Leste gaúcho, com chuva pontualmente volumosa próximo à Lagoa dos Patos.

No domingo (13), uma área de baixa pressão se intensifica, dando origem a um ciclone extratropical próximo à costa gaúcha. Esse sistema continua provocando chuvas sobre o Estado e, ainda, há risco de temporais isolados em áreas entre o Centro, Norte e Nordeste gaúcho.

Instruções em caso de temporal:

  • Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas.
  • Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).