Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre precisa de doações de sangue

Conforme a Instituição, o estoque do grupo O positivo e negativo está crítico

Compartilhe:

O HPS (Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre) necessita de doações de sangue de todos os tipos. Conforme a Instituição, o estoque do grupo O positivo e negativo está crítico.

“O HPS usa em média 270 bolsas de sangue por mês, por isso precisa receber um volume importante de doações, já que é referência em trauma grave. O quantitativo que temos hoje de O positivo é de 15 Ul, que representa 50% do estoque mínimo diário”, diz a médica hemoterapeuta do Banco de Sangue do HPS, Eliete Martins Pereira.

As doações podem ser feitas em nome do HPS no Hemocentro do Rio Grande do Sul. Ele fica na avenida Bento Gonçalves, 3722, bairro Partenon, na Capital. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Os agendamentos são feitos pelo telefone (51) 3336-6755.

A médica Eliete Martins Pereira destaca ainda que é importante que a população tenha consciência de que a doação vai além da solidariedade. “Doar sangue é uma atitude que salva vidas. De uma doação conseguimos salvar até quatro vidas”, conclui.

Para ser um doador é preciso:

  • Estar em boas condições de saúde
  • Ter entre 16 e 69 anos (de 16 a 18 anos devem estar acompanhados de responsável legal)
  • Pesar mais de 50 quilos
  • Não estar em jejum
  • Portar documento de identidade oficial com foto

Compartilhe: