Hemocentro do Estado está com baixos níveis de estoque e precisa de doações de sangue

Uma doação de sangue é capaz de salvar até quatro vidas. São necessárias cerca de cem bolsas de sangue doadas todos os dias para suprir a demanda.

A SES (Secretaria da Saúde) alerta a população para os baixos níveis dos estoques de sangue no Hemorgs (Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul), que abastece cerca de 40 hospitais, e pede doações de todos os tipos sanguíneos, especialmente O+ e O-. Uma doação de sangue é capaz de salvar até quatro vidas.

“A doação e o processamento do sangue são fundamentais para garantir a disponibilização de componentes sanguíneos às vítimas de acidentes ou aos pacientes em outras situações clínicas que requerem transfusão”, diz a coordenadora de captação de doadores do Hemorgs, Gesiane Almansa.

São necessárias cerca de cem bolsas de sangue doadas todos os dias para suprir a demanda.

“Precisamos ressaltar que é muito seguro doar sangue. Sabemos que a pandemia ainda não acabou, mas estamos trabalhando dentro de todas as normas sanitárias e de distanciamento, a fim de evitar qualquer situação de contágio de Covid-19 nas nossas dependências”, frisou a diretora do DESH (Departamento Estadual de Sangue e Hemoderivados), Kátia Brodt.

O atendimento está sendo realizado preferencialmente com agendamento prévio por meio de telefone ou WhatsApp pelos números (51) 98405-4260 ou (51) 3336-6755, ramal 102. Também está disponível um link pelo site da SES para agendamento de doação de sangue nos Hemocentros de Porto Alegre, Passo Fundo, Santa Maria e Pelotas.

Os doadores que forem diretamente ao Hemorgs serão atendidos por ordem de chegada, seguindo os mesmos protocolos de segurança.

Pontos de coleta

Para facilitar a doação de sangue em mais locais do interior do Estado, a SES está instituindo Pontos de Coleta de Sangue para além dos hemocentros regionais. Em um primeiro momento, serão beneficiados os municípios de Bagé, Sapucaia do Sul, Frederico Westphalen e Vacaria, mas a ideia é expandir para mais cidades.

Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul

Fone: (51) 3336-6755, ramal 102
Agendamento de doação pelo WhatsApp: (51) 98405-4260
Endereço: Av. Bento Gonçalves, 3722 – Porto Alegre
Horário de funcionamento para doação de sangue: segunda a sexta-feira, das 8h às 16h