Governo do RS confirma ataque hacker e diz que não houve vazamento de dados

O ataque hacker ocorreu durante a madrugada desta terça-feira (8) e teria sido "bloqueado", segundo nota da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão do Estado do Rio Grande do Sul.

A SPGG (Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão do Estado do Rio Grande do Sul) confirmou, por meio de nota, que houve um ataque hacker contra os sites do Governo do Estado. A ação dos cibercriminosos foi “bloqueada”, segundo a pasta. A nota da secretaria afirma, ainda, que “não houve vazamento de dados” de servidores e de usuários dos sites do domínio rs.gov.br.

O ataque hacker ocorreu durante a madrugada desta terça-feira (8). Uma mensagem afirmando que os portais haviam sido alvos de invasores chegou a aparecer em sites do Governo do Estado durante a madrugada. Os cibercriminosos afirmaram, na mensagem, que são do estado do Paraná e que “todos os serviços online do Rio Grande do Sul” iriam “para o saco”.

Desde então, dezenas de sites de secretarias, autarquias, departamentos e fundações do Governo do RS estão fora do ar. Entre as organizações afetadas estão os sites institucionais da Brigada Militar, da Polícia Civil, do DAER (Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem), do Detran/RS, da Secretaria de Planejamento, da Secretaria de Segurança Pública; a Central de Serviços do Governo do Estado, o sistema de agendamento para confecção de carteira de identidades, entre outros.

A mensagem sobre o ataque hacker não está mais disponível, pois todos os sites rs.gov.br retornam um erro de timeout, ou seja, o servidor demora a responder a solicitação de acesso e o navegador interrompe a requisição, por conta própria, por não receber nenhum dado de volta.

“Todos os cuidados estão sendo tomados para retorno dos serviços afetados com a maior brevidade possível”, afirmou a SPGG. A Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul deve ser acionada para investigar o caso através da Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos.

Confira a nota da SPGG

NOTA DA SECRETARIA DE PLANEJAMENTO, GOVERNANÇA E GESTÃO

Nesta madrugada houve um acesso indevido em alguns sites do governo do Estado do RS. Ainda durante a madrugada, a Procergs, por meio de suas monitorias ativas, identificou e bloqueou esta iniciativa. Todas as providências para sanar essa situação já foram tomadas. O evento se deu em um ambiente restrito e sem vazamento de dados. Todos os cuidados estão sendo tomados para retorno dos serviços afetados com a maior brevidade possível.