Gauchão: em jogo equilibrado, Grêmio empata com o Juventude

Grêmio e Juventude empataram em 1 a 1 em partida válida pela sexta rodada do Campeonato Gaúcho 2022 na noite deste domingo (13).

Grêmio e Juventude empataram em 1 a 1 em partida válida pela sexta rodada do Campeonato Gaúcho 2022 na noite deste domingo (13), na Arena.

Os gols foram marcados na etapa final: os visitantes saíram na frente com Capixaba, mas o Grêmio buscou o empate nos acréscimos com gol marcado pelo lateral-esquerdo, Nicolas.  Com esse resultado, o Grêmio manteve a invencibilidade e a liderança na competição.

Na Arena, Grêmio e Juventude realizaram um jogo equilibrado e disputado, com os dois times atacando. Aos 5 minutos de partida, o time de Vagner Mancini chegou com perigo. Benítez fez o passe para Ferreira, pela esquerda. Ele cortou a marcação e chutou no ângulo esquerdo, mas o goleiro Cesar fez grande defesa.

Aos 14 minutos, o Juventude, que atuou com técnico interino, chegou pela primeira vez. Diogo Barbosa errou o passe pelo lado esquerda de defesa do Grêmio. Jadson invadiu pelo meio e deu pra Capixaba, na direita. Ele ajeitou e chutou rente ao poste esquerdo de Brenno.

Aos 26, o Grêmio voltou a assustar. Benítez recebeu de Diogo Barbosa, na intermediária, pelo lado esquerdo. Com confiança, soltou a bomba que passou muito perto do ângulo direito, dando na rede pelo lado de fora.

No lance seguinte, o Juventude deu a resposta. Guilherme Parede recebeu na esquerda, trouxe a bola para o meio e soltou a bomba. Brenno fez boa defesa no canto direito.

Aos 37 minutos, novamente o Juventude chegou com perigo no ataque. Moraes pegou a bola na intermediária, pela esquerda, e arriscou o chute forte. A bola rasante foi no canto esquerdo. Brenno se esticou todo e fez grande defesa.

Aos 41, Janderson levou ao fundo de campo pela direita e cruzou. Thiago Santos meteu a cabeça na pequena área e Cesar fez um milagre, mas o árbitro apontou impedimento na origem do lance. Anulando o ataque gremista

Aos 44 minutos da primeira etapa, o Grêmio quase abriu o placar com Thiago Santos. Ele invadiu a área com a bola dominada e mandou o chute de bico. Cesar fez a defesa no ângulo esquerdo. No rebote, Lucas Silva cruzou rasteiro e Ferreira perdeu, chutando por sobre o travessão. No chute do volante gremista, a bola desviou na mão do zagueiro. Pênalti não marcado.

Nos acréscimos, aos 47 minutos, o Grêmio perdeu mais uma chance. Benítez cobrou escanteio da esquerda no segundo pau. Diego Souza subiu mais que todo mundo e meteu a cabeça. A bola explodiu no travessão.

Segundo tempo

No segundo tempo, o jogo continuou bom. Com as duas equipes atacando, o jogo ficou lá e cá, dando emoção.

Aos 18 minutos, o Juventude quase marcou na Arena. após escanteio da direita, Lucas Silva cortou de cabeça pra entrada da área. Moraes pegou a sobra de primeira e Brenno fez a defesa espalmando pro lado.

No lance seguinte, Diego Souza fez o pivô e deixou para Gabriel Silva que mandou de chapa, buscando o canto esquerdo. Cesar se esticou e fez a defesa. Aos 32, Benítez tabelou com Diego Souza e rolou para Janderson, que chegou batendo, pelo lado direito. A bola subiu demais e passou por sobre o travessão.

No lance seguinte, Diego Souza fez o papel de pivô novamente, dentro da área. Benítez chegou batendo e Cesar fez um milagre defendendo parcialmente e depois agarrando firme.

Aos 35 do segundo tempo, em um contra-ataque, o Juventude abriu placar. Jadson recebeu na direita, ao lado da área, e rolou atrás para Capixaba, que dominou e colocou no canto direito. A bola passou por Brenno e Diogo Barbosa, morrendo no fundo das redes, 1 a 0.

Imediatamente, Mancini foi para a última cartada: promoveu as entradas de Rildo e Nicolas nos lugares de Benítez e Diogo Barbosa. As modificações surtiram efeito e o Grêmio conseguiu empatar nos acréscimos.

Aos 46 minutos, Nicolas cobrou um arremesso lateral ao lado da área, pela esquerda. A defesa do Juventude cortou de cabeça e a bola voltou exatamente para Nicolas, que chutou forte, rasteiro. A bola passou por todo mundo e morreu no canto esquerdo de Cesar, 1 a 1.

Coletiva

Após o jogo, Mancini fez uma avaliação da sua equipe contra o Juventude. “O Grêmio melhorou em alguns aspectos. Hoje, termina a fase de pré-temporada, o quarto jogo de alguns, terceiro de muitos. Tem ajustes a serem feitos, mas foi um jogo muito agradável de ver, jogamos com m adversário melhor do que os anteriores”, disse.

“É obvio que sempre esperamos o melhor, eu quero ver o Grêmio jogando o mais leve a cada dia. Existem diversas coisas que me incomodam, mas hoje eu vi uma equipe que buscou o gol durante 90 minutos”, ressaltou.

Vagner Mancini diante do Juventude. Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Escalação 

Grêmio: Brenno; Orejuela (Rodrigues), Bruno Alves, Geromel e Diogo Barbosa (Nicolas); Thiago Santos e Lucas Silva (Villasanti); Janderson, Benítez (Rildo) e Ferreira (Gabriel Silva); Diego Souza. Técnico: Vagner Mancini.

Juventude: César; Rodrigo Soares, Danilo Boza, William Matheus e Moraes; Élton, Jadson, Kelvi; Guilherme Parede, Capixaba (Hélio) e Ricardo Bueno (Pitta).
Técnico: Eduardo Barros (interino).