Fim de semana será de tempo instável no Rio Grande do Sul

A formação de uma área de baixa pressão atmosférica provoca pancadas isoladas de chuva em todo o território gaúcho.

Nuvens carregadas de chuva no Rio Grande do Sul.
Foto: Fernando Dias/Seapdr

O fim de semana será de tempo instável no Rio Grande do Sul, indica a previsão do tempo. A formação de uma área de baixa pressão atmosférica provoca pancadas isoladas de chuva em todo o território gaúcho.

Conforme a Sala de Situação da SEMA (Secretaria Estadual do Meio Ambiente), as instabilidades avançam a partir da Campanha e região Sul entre a madrugada e a manhã de sábado (12). As nuvens carregadas se espalham para as demais áreas ao longo do dia. Há risco de temporais isolados na metade Sul e em áreas do Leste gaúcho, com chuva pontualmente volumosa próximo à Lagoa dos Patos.

Máxima de 38°C em Santa Rosa; de 34°C, em Uruguaiana, Santa Maria e Santa Cruz do Sul. Em Porto Alegre, faz calor de 33°C. A menor temperatura será em São José dos Ausentes, com 25°C de máxima.

No domingo (13), essa área de baixa pressão se intensifica e segue favorecendo as pancadas de chuva sobre o Estado. Os temporais ficam restritos às áreas entre o Centro e o Nordeste do estado. Os ventos variam com moderada a forte intensidade na faixa Leste.

A tendência é que a próxima semana comece com tempo firme no Rio Grande do Sul.