Filhotes de cágados são devolvidos ao Guaíba

Os cágados são animais de água doce. Eles alimentam-se de peixes pequenos, sementes, anfíbios e frutos.

Foto: Alex Rocha/PMPA

 

Onze filhotes de cágados voltaram ao Guaíba, na Vila Assunção, em Porto Alegre, nesta quarta-feira (23).

Segundo a Prefeitura de Porto Alegre, técnicos da Equipe de Fauna Silvestre da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade realizaram a soltura na beira do Guaíba.

Ao serem soltos na beira do lago, os cágados. da espécie Prhynops hilarii, ativaram o instinto natural e correram para a água, onde buscaram refúgio.

“Escolhemos esse local na Vila Assunção por ser bom para que os animais se adaptem à natureza e tenham um ambiente seguro, no qual poderão continuar se desenvolvendo”, explica a chefe da Equipe de Fauna Silvestre, Soraya Ribeiro.

Conforme a prefeitura, os ovos dos filhotes foram resgatados em novembro, no Anfiteatro Pôr do Sol, por estarem em uma situação na qual não conseguiriam se desenvolver corretamente.

Os ovos ficaram incubados deste novembro. “Durante este período, foram monitorados e a equipe buscou oferecer ambiente o mais adequado e similar ao natural para que os cágados se desenvolvessem de forma correta”, disse a prefeitura.

Cágados

Os cágados são animais de água doce. Eles alimentam-se de peixes pequenos, sementes, anfíbios e frutos.

As fêmeas colocam seus ovos em ninhos que constroem nas proximidades de cursos d’água. Quando chegam ao tamanho adulto, atingem em torno de 50 cm de diâmetro.