Como usar o Instagram Stories para obter mais vendas

Saiba mais sobre as técnicas de engajamento que funcionam de verdade para empreendedores no Instagram.

Nos dias atuais, é difícil conhecer alguém que não tenha uma conta do Instagram. Já são bilhões de usuários desta plataforma que interagem todos os dias e que fazem parte de uma massa que além de usar a rede social do Instagram para ver seus amigos, também usa a plataforma para adquirir produtos no meio digital.

O Instagram tem se mostrado uma ótima vitrine para as empresas poderem mostrar não só os seus produtos, mas também ficar mais próxima do seu público alvo e de seus clientes fiéis.

Pensando assim, nosso foco será nos stories criados do Instagram. Fazer sucesso nos stories é fundamental para uma empresa engajar-se com seus clientes e com os possíveis clientes.

Desta forma, uma empresa pode obter mais vendas nos stories ou mesmo crescer visualizações stories do Insta usando serviços especializados como SubsLy com as técnicas que iremos apresentar aqui neste artigo.

Então, se você é um empreendedor e pretende alcançar mais engajamento e consequentemente mais clientes no seu Instagram, leia este artigo até o final e saiba como aumentar as suas vendas através do recurso story.

 

Crédito: Divulgação

 

Por que devo investir nos stories e não apenas nas minhas publicações de feed?

Primeiramente, o Instagram é a plataforma que mais vem crescendo nos últimos anos e ficando mais popular a cada dia.

Assim, você já sabe que todas aquelas pessoas interagindo são uma grande oportunidade de mostrar como é sua empresa e que tipo de serviço você oferece aos seus usuários. Além disso, é comprovado que as empresas que postam no feed e também nos stories têm maior engajamento dos seus seguidores.

E existem várias formas de conseguir um bom engajamento através dos stories. Iremos mostrar agora todas as formas de conseguir captar a atenção e interação do seguidor com a sua empresa.

Como conseguir mais visualizações no stories do Instagram para obter mais vendas

1- Transforme a sua conta em conta comercial

A primeira alteração na sua conta que deve ser feita, é passar de perfil pessoal para perfil profissional? Por quê? Pois uma conta comercial possui muito mais recursos para impulsionar o perfil do que uma simples conta pessoal.

Além disso, as chances de os stories dos perfis comerciais serem mais visualizados são bem maiores. Este fato se deve ao funcionamento do algoritmo da plataforma. Desta forma, quanto mais pessoas interagirem com sua empresa através dos stories, mais chances sua página terá de aparecer para novas pessoas.

2- Convide os seguidores a interagirem com seus stories

Quanto mais os usuários do Instagram interagirem melhor conforme já foi dito antes. Aproveite as várias formas de interação que você tem nos stories. No blog do Instagram você pode encontrar dicas de como criar stories que irão engajar bastante seus seguidores.

Além disso, um recurso que sempre dá certo é pedir a opinião do público através de um clique. Isto pode ser com votações de enquetes, perguntas com múltiplas escolhas, termômetro com emojis e muitos outros recursos que o Instagram stories pode oferecer com excelência.

Uma vez que os seguidores interagem com seus stories, suas chances de ser repostado e alcançar mais audiência aumentam consideravelmente.

Crédito: Divulgação

 

3- Mostre além da vitrine da sua empresa

Os stories são uma ótima ferramenta para aproximar sua empresa e seus seguidores e clientes. Vale a pena mostrar o produto final que você oferece nas publicações do feed. E vale também mostrar o processo de elaboração do seu produto nos stories.

Por exemplo, se você tem uma loja de bijuterias, é legal mostrar desde como são escolhidas as peças mínimas no ato da compra do empresário até o dia de finalizar uma biju por completo. Mostrar as etapas de como o produto surge do zero é uma informação bacana de conteúdo a ser compartilhado pela empresa.

Isto também mostra ao público o cuidado e o valor que você apresenta em cada peça. Mostrar nos stories esse processo de confecção do seu produto é uma boa ajuda para fazer com que o cliente e seguidor se conecte mais com a sua marca e saiba de onde vem o produto que está comprando. É uma rede de confiança que se cria ao longo das postagens e do tempo.

4- Dê dicas de como usar seu produto

Agora que o cliente e seguidor já sabe como o produto que ele compra de sua empresa é elaborado, um bônus proveitoso é mostrar todas as formas possíveis que o cliente pode usufruir do que ele comprou.

No caso de uma loja de bijuterias, conforme o exemplo anterior, você pode postar nos stories uma enquete de batalha de looks com as bijus que você vende em sua loja. Ou pode até mesmo pedir a opinião através da votação, na qual os seguidores devem escolher a peça mais adequada para uma determinada ocasião.

E logo em seguida, nos stories seguintes, você dá a resposta correta e ensina o porquê. Desta forma, além de vender seus produtos, você está educando o seu público e fornecendo uma informação de valor. Isto agrega muito para a sua empresa ao longo prazo.

5- Tenha stories prontos com antecedência

Planejamento e organização são cruciais para quem quer mostrar um trabalho que se destaque dos demais concorrentes.

Ter uma planilha planejada com os stories dos dias da semana é ótimo para o empresário não se perder e nem perder o controle da qualidade das postagens nos stories. Algumas empresas elegem um dia especial da semana para fazer um determinado tipo de stories.

Por exemplo, algumas lojas dão título como “quarta da batalha dos looks” ou “terça de promoção” e anunciam nos stories daquele determinado dia somente as peças que se encaixam em cada título.

Mas para que isto dê certo sempre, é necessário ter um bom planejamento dos stories e também a gravação antecipada para que no dia tal, a postagem não seja feita na correria e que acabe sendo feita com má qualidade.

Crédito: Divulgação

 

6- Use o redirecionamento

Uma das vantagens de se ter uma conta comercial está aqui. O link de direcionamento é uma ótima ferramenta para empresas do Instagram. Muitas pessoas não querem perder tempo navegando pelo feed de publicação.

Elas querem ver os stories porque são mais dinâmicos e mostram rapidamente um pouco de cada empresa. O simples fato de poder adicionar o link nos stories, já é meio caminho andado para facilitar a vida do seu público.

Eles não precisam pesquisar pelo produto que querem comprar no seu feed. Os stories podem mostrar algo interessante e dali mesmo dar o caminho direto para a compra. Aproveite bastante e use muito bem este recurso de redirecionamento de link.

7- Anúncios

Podemos afirmar que as empresas que optam por contratar anúncios patrocinados também colhem bons frutos deste investimento. Através dos anúncios patrocinados, uma empresa pode divulgar para muito mais pessoas do que possui em seu perfil. Desta forma, o alcance será potencializado.

Além disso, o empresário que contrata o serviço de anúncios patrocinados, pode escolher o perfil do público que deseja atingir com seus anúncios.

Assim, se você produz para um público específico, ou seja, se você tem uma persona para seu produto, você pode direcionar este anúncio para o perfil desta pessoa e ela pode se tornar uma cliente logo em seguida.

8- Descrição com legendas

Uma vez que você deseja alcançar uma quantidade maior de pessoas através dos seus stories, é de suma importância que você coloque legendas com descrição em cada stories que possui alguém falando ou alguma descrição de áudio.

Isto serve tanto para pessoas que possuem alguma dificuldade para ouvir e também para que pessoas de outros países que chegam ao seu perfil possam entender sobre o que se trata seu produto.

9- Mostre o feedback dos clientes

Nada mais convincente do que um relato de uma pessoa real que adquiriu seu produto e ficou feliz com o resultado da compra.

Se você tem clientes felizes e satisfeitos, peça para gravarem vídeos ou mandarem algum depoimento por escrito para que você possa divulgar nos seus stories. Ou então, peça para que o cliente feliz poste em seu próprio story marcando sua empresa.

Isto também ajuda a divulgar sua marca e o velho e famoso boca a boca da clientela vem crescendo. Desta forma, as pessoas que seguem seu cliente podem clicar no nome de sua loja e serem direcionados para seu espaço e se surpreenderem com seus produtos.

10- Está pronto para vender muito? Seja acessível.

Além de todos os passos fornecidos acima, a última dica é: esteja aberto e seja rápido no atendimento. Os clientes valorizam muito aquela empresa que os responde através de qualquer meio. Pode ser pelo direct, por comentários ou mesmo pelos stories.

Não deixe passar nenhuma pergunta de um possível cliente e esteja sempre atento a todas as possibilidades de contato com o seu público.

Crédito: Divulgação

 

Conclusão

Se você está realmente interessado em vender e alcançar um grande número de clientes no Instagram, as dicas lidas até aqui são de suma importância para o sucesso de sua empresa. Não desperdice nem mais um minuto do seu tempo deixando escapar boas vendas e bons clientes que você pode encontrar no Instagram.

Lembre-se de ter planejamento e organização nos stories para que apenas a qualidade e bom gosto da sua empresa seja o ponto forte a ser notado pelo cliente.