Tropas russas se aproximam de Kiev e cerco se intensifica; míssil atinge prédio residencial

Guerra na Ucrânia entra no terceiro dia com cerca de 200 mortos. Metrô de Kiev está fechado para servir de abrigo aos moradores durante os bombardeios.

A capital da Ucrânia, Kiev, está cada vez mais cercada por tropas russas, que avançam lentamente até o centro da cidade. Elas estariam a cerca de 30 quilômetros do palácio de governo ucraniano.

Durante a madrugada deste sábado (26), confrontos foram registrados no oeste e no sul da capital. Um prédio residencial foi atingido por um míssil da Rússia entre o 18º e o 21º andar. Não há relatos de mortes no local, apenas de dezenas de feridos.

“Nós resistimos e com sucesso o ataque do inimigo. Mais ataques irão acontecer, mas vamos resistir e defender o nosso país. Eles querem colocar fantoches em todas essas cidades, como fizeram no Donbass, mas eles não vão conseguir”, disse o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky em pronunciamento.

“Eles estão destruindo também prédios residenciais e isso mostra que eles querem fazer uma invasão total”, acrescentou o mandatário, pedindo ainda para que os homens e mulheres que fugiram voltem para defender a Ucrânia. “Todos que querem se unir a nós, venham. Nós vamos dar armas a vocês”, afirmou ainda.

No entanto, apesar dos ataques aéreos terem cessado temporariamente, tiros e bombas são ouvidas em algumas partes da capital. O prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, informou que a rede de metrô da capital não vai mais funcionar para se tornar apenas uma abrigo antibombas para a população. Até o momento, quatro estações serviam de refúgio.

“O Exército russo não entrou na cidade, mas estão previstos mais ataques aéreos. Permaneçam nos refúgios antiaéreos e não saiam dali”, acrescentou Klitschko.

O Ministério da Saúde da Ucrânia informou que o balanço de vítimas até agora é de ao menos 198 pessoas, incluindo três crianças. Os ucranianos também informaram que “mais de mil soldados” russos foram mortos. No entanto, não é possível afirmar de forma independente a quantidade real de vítimas e feridos.

Já o Ministério da Defesa da Rússia afirmou que durante a noite de sexta-feira (25) e a madrugada de sábado foram atingidas 821 infraestruturas militares de Kiev, incluindo 14 pistas de aterrissagem militar, 19 centros de controle e centros de comunicação, 24 sistemas de defesa aérea antimísseis S-300 e OSA e 48 estações de radar.

A guerra na Ucrânia começou na quinta-feira (24) por ordem de Vladimir Putin com uma série de ataques que partiram do sul do território (via Crimeia), ao leste (via Donbass) e ao norte (via Belarus). Apesar da enorme desproporção de forças entre russos e ucranianos, as forças de Kiev têm sido bastante resistentes, atrasando o avanço de Moscou.