Anvisa aprova três produtos a base de cannabis

Seguindo as normas da agência, os produtos serão comercializados respeitando o limite de no máximo 0,2% de tetrahidrocanabinol.

Compartilhe:

A Anvisa (Agência Nacioanl de Vigilância Sanitária) aprovou nesta terça-feira (22) três produtos a base de cannabis:

Os produtos são: Canabidiol Belcher 150 mg/mL, Canabidiol Aura Pharma 50 mg/mL, Canabidiol Greencare 23,75 mg/mL. As regras da Anvisa permitem que produtos a base de cannabis possam ser comercializados no Brasil, desde que autorizados pelo órgão.

Seguindo as normas da agência, os produtos serão comercializados respeitando o limite de no máximo 0,2% de tetrahidrocanabinol (THC).

O canabidiol só pode ser utilizado a partir de um determinado tipo de receita médica (tipo B) e somente no caso de esgotamento de outros tratamentos, conforme determina a legislação para o tema.

De acordo com o regramento da Anvisa, essas substâncias são produtos, e não medicamentos. Isso porque neste último caso precisa haver estudos clínicos que comprovem a eficácia das substâncias.

Até o momento, argumenta a Anvisa, as pesquisas científicas ainda não desenvolveram métodos para aferir as evidências e informações suficientes para que tais produtos sejam considerados medicamentos.

No total, já foram autorizados, 14 fármacos a base de cannabis no Brasil.


Compartilhe: