INMET emite alerta de temporal para a metade Norte do Rio Grande do Sul nesta sexta

A advertência é válida para toda a metade Norte, incluindo Porto Alegre, região metropolitana e Litoral Norte do Rio Grande do Sul.

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta de temporalno Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (25). A advertência é válida para toda a metade Norte do Rio Grande do Sul, incluindo Porto Alegre, região metropolitana e Litoral Norte do Estado.

Conforme o órgão de meteorologia, há possibilidade de tempestades acompanhadas de chuvas moderadas a intensas, rajadas de vento e até ocorrência de queda de granizo. O INMET alerta que há risco de alagamentos em razão das pancadas de chuva. Também não se descarta cortes na energia elétrica por causa de danos na rede de distribuição, principalmente pelo risco de queda de árvores ou galhos. Há, ainda, possibilidade de estragos em plantações e, eventualmente, em residências.

O alerta é válido para as regiões Noroeste, Norte, Vale do Rio Pardo, Vale do Taquari, Vale do Caí, Vale do Sinos, Vale do Paranhana, Serra, Litoral Norte, parte da região Central e parte da região metropolitana, incluindo Porto Alegre. Veja no mapa abaixo:

Mapa mostra áreas em alerta de temporal emitido para o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022
Alerta de temporal emitido para o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022. Foto: Agora RS / Agora no Tempo

Além do Rio Grande do Sul, todo o estado de Santa Catarina, quase todo o Paraná e o sul de Mato Grosso do Sul receberam aviso para temporais.

A escala do INMET possui três tipos: o alerta amarelo é emitido quando há perigo potencial para ocorrência de temporais; o alerta laranja é quando há maior perigo para a ocorrência de tempestades, com ventania, raios e até queda de granizo; e o alerta vermelho é usado com baixa frequência: quando devem ser tomadas medidas de precaução pelo risco muito elevado da ocorrência de fenômenos adversos em curto espaço de tempo, com risco iminente à vida e ao patrimônio.

Instruções em caso de temporal:

  • Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas.
  • Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).