Voo-teste aproxima Aeroporto de Passo Fundo da retomada das operações

O foco da vistoria são instrumentos de auxílio a navegação, instalados na lateral da pista, chamados de PAPI’s.

Compartilhe:

O Aeroporto Lauro Kortz, de Passo Fundo, avançou mais uma etapa para retomar os voos comerciais. Um voo-teste na nova pista de pousos e decolagens foi realizado na última pelo GEIV (Grupo Especial de Inspeção em Voo), ligado à FAB (Força Aérea Brasileira).

O foco da vistoria são os PAPIs – instrumentos de auxílio a navegação, instalados na lateral da pista. O sistema de iluminação indica aos pilotos se a aeronave em aproximação está na altura adequada para o pouso. Com a inspeção em voo, é possível atestar se os equipamentos atendem aos padrões técnicos exigidos.

O voo-teste foi acompanhado por servidores do DAP (Departamento Aeroportuário do Estado) – vinculado à Secretaria de Logística e Transportes – e pela empresa responsável pelo projeto e a execução das obras de ampliação do aeroporto de Passo Fundo. Após a emissão do relatório da inspeção, o local dependerá da aprovação da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para voltar às atividades.

Obras em andamento

Com R$ 50 milhões em investimentos dos governos federal e estadual, as obras de ampliação e modernização do Aeroporto Lauro Kortz seguem em andamento.

A reforma da pista já foi concluída, incluindo a instalação de novos equipamentos de segurança, como o sistema de balizamento luminoso que auxilia a navegação área e permite a operação por instrumentos.

O cronograma prevê reformas no pátio das aeronaves, que comportará de quatro a cinco aeronaves, o dobro da capacidade atual, e um novo terminal de passageiros, que passará dos atuais 300 metros quadrados para mais de 2 mil metros quadrados, incluindo edificações acessórias.


Compartilhe: