Trânsito de táxis e lotações é autorizado na Esquina Democrática, em Porto Alegre

Apenas o trânsito de táxis e lotações é permitido na Esquina Democrática. Ação é um teste que atende solicitação de comerciantes do Centro de Porto Alegre.

A Prefeitura de Porto Alegre começou a testar a liberação de tráfego de veículos na Esquina Democrática, no Centro de Porto Alegre. Apenas o trânsito de táxis e lotações será permitido. Ação é um teste que atende solicitação de comerciantes do Centro de Porto Alegre.

A circulação está permitida no trecho que começa na avenida Salgado Filho, passa pelo cruzamento com a rua dos Andradas (Esquina Democrática) e vai até a rua José Montaury. A velocidade máxima permitida no trecho será de 20 km/h.

Conforme o secretário municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer, esclarece que a iniciativa é um teste, decorrente de reivindicações de entidades ligadas ao comércio e serviços.

“Estamos fazendo uma experiência dentro da concepção de tráfego compartilhado, em que o carro é o responsável pela segurança do pedestre”, afirma. Os agentes de fiscalização e a central de videomonitoramento e controle da mobilidade da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) vão monitorar a região.

Além da ação de liberar o tráfego, foi iniciada a revisão de toda a sinalização viária do Centro Histórico para valorização do ambiente e patrimônio existente. As placas verticais serão substituídas por sinalização horizontal nos locais onde for verificada a possibilidade ténica, conforme as normas.