Temperatura passa de 40°C em cidades da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul

Compartilhe:

A quarta-feira (12) foi de intenso calor em grande parte do Rio Grande do Sul. Cidades da Fronteira Oeste, da Campanha, região Central e do Vale do Taquari registraram as maiores temperaturas. Conforme dados do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), das 39 estações do Instituto presentes no Rio Grande do Sul, pelo menos 20 registraram temperatura acima de 35°C.

A cidade com maior temperatura foi Quaraí, onde a máxima aferida pelo INMET foi de 41,5°C, segundo os dados da estação meteorológica local. Em Uruguaiana, o calorão foi de 41,1°C. A terceira cidade mais quente no Estado foi São Gabriel, com 39,3°C de máxima. A quarta colocação foi dividida por Santana do Livramento, Santa Rosa e São Luiz Gonzaga, com máxima de 38,8°C.

Teutônia, na região do Vale do Caí, desbancou a que tem o título de “cidade mais quente do Rio Grande do Sul”, Campo Bom. Fez 38,2°C no Caí, enquanto fez 36,1°C no Vale do Sinos. Santa Cruz do Sul teve máxima de 37,1°C. E Porto Alegre registrou 33,8°C.

Conforme a Sala de Situação da SEMA (Secretaria de Meio Ambiente), o calor ainda vai ficar pior nos próximos dias. O pico da onda de calor deve ocorrer na sexta-feira (14), quando ma área de baixa pressão atmosférica associada ao fluxo de umidade da Amazônia vai atuar no Estado. O calor e a umidade devem provocar muito desconforto térmico. Além disso, há possibilidade para temporais isolados entre o Norte e o Nordeste gaúcho, com chuvas pontualmente fortes e descargas elétricas.

Mapa com temperaturas no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (12). Foto: reprodução, INMET

Compartilhe: