Sobe para 200 número de municípios gaúchos em situação de emergência por causa da estiagem

Subiu para 200 o números de municípios do Rio Grande do Sul em situação de emergência por causa da seca vivida entre 2021 e o início de 2022. O número foi atualizado na manhã desta quarta-feira (12) pela Defesa Civil do Estado.

Conforme o órgão, outras 26 cidades registraram perdas pouca da estiagem no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres. No entanto, o decreto ainda não recebido pela Defesa Civil.

Dos 200 municípios que já decretaram emergência, apenas 47 tiveram os prejuízos reconhecidos pelo Governo Federal. Outros 52 têm decreto de situação de emergência já homologado e publicado no Diário Oficial do Estado.

A maior parte das cidades que registram perdas são da Fronteira Oeste, da região Noroeste, Central e Norte do Rio Grande do Sul.

O subsídio de 100% dos valores do Programa Troca-Troca de Sementes de Milho e Sorgo para esta safra 2021/2022 foi autorizado pelo governador Eduardo Leite em reunião com a secretária estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Silvana Covatti, na última semana. Para ter acesso ao benefício, o produtor rural deve residir em município que tenha o decreto de emergência homologado pelo Governo do Estado por causa da estiagem.