SES destinará todo o estoque de Coronavac para primeira dose do público de seis a 11 anos

A SES (Secretaria Estadual da Saúde) destinará todas as vacinas contra a Covid-19 da Coronavac que estejam em estoque no Rio Grande do Sul para a aplicação imediata em crianças de seis a 11 anos, utilizando-as como primeira dose.

Segundo a secretária da Saúde, Arita Bergmann, a ação significa a disponibilidade de 605 mil doses, atingindo 60% do público estimado para a faixa etária.

A vacina Coronavac, na dosagem de 0,5 ml, é usada na imunização de adultos e crianças, o que possibilita a utilização dos estoques nos municípios. O intervalo entre as duas doses no esquema vacinal infantil é de 28 dias, igual ao dos adultos.

“Se trata de uma decisão muito importante, pois será possível avançar significativamente em uma primeira dose de imunização em um público que está, neste momento da pandemia, em número muito elevado, e é fundamental e estratégico imunizar este grupo”, ressaltou o presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS), Maicon Lemos.

Conforme dados da SES, mais de 27.322 doses de vacina contra a covid-19 de uso pediátrico (Pfizer e Coronavac), para crianças entre cinco e 11 anos, foram aplicadas em municípios do Rio Grande do Sul.