Secretaria de Estado da Cultura celebra Mês da Visibilidade Trans com programação especial

Esta é a 3ª edição da iniciativa, que irá trazer uma série de atividades com o objetivo de sensibilizar a sociedade por mais conhecimento e reconhecimento das identidades de gênero, além de combater os estigmas e a violência sofrida pela população transexual e travesti

Compartilhe:

A Sedac (Secretaria de Estado da Cultura) do Rio Grande do Sul divulgou uma programação para o mês de janeiro, chamado de Janeiro Lilás, em alusão ao Mês da Visibilidade Trans. A ação tem como referência o Dia Nacional da Visibilidade Trans, em 29 de janeiro.

O Caff (Centro Administrativo Fernando Ferrari), em Porto Alegre, local onde funcionam diversas secretarias e outros órgãos da administração pública estadual, está iluminado em Lilás desde 1º de janeiro. A cor lilás é uma união das cores azul e rosa, presentes na bandeira do orgulho transgênero.

Esta é a 3ª edição da iniciativa, que irá trazer uma série de atividades com o objetivo de sensibilizar a sociedade por mais conhecimento e reconhecimento das identidades de gênero, além de combater os estigmas e a violência sofrida pela população transexual e travesti.

As atividades trarão discussões sobre discriminação, resistência e gênero, além de promover artistas trans da cena local. A programação será realizada de forma híbrida, com conteúdos presenciais e virtuais. Confira a programação:

Museu Julio de Castilhos

15, 22 e 29/1 – 20h | Falas da Diversidade

Depoimentos de pessoas trans sobre as dificuldades que enfrentam no seu cotidiano de trabalho, estudo e vida em sociedade.

Local: Instagram e Facebook

Museu da Comunicação Hipólito José da Costa (MuseCom)

17 a 22/1 | Curta-metragem Nêga Lû

Filme será exibido no circuito expositivo do museu, com exibições diárias de hora em hora. Evento gratuito. Nêga Lû é um curta documental sobre uma personagem transgressora que impactou o universo gay de Porto Alegre. Uma “bicha” que circulou por vários mundos e deixou sua marca em todos eles. São 15 minutos de memórias que ficaram no corpo da cidade, gravadas nas pequenas histórias de pessoas que conheceram uma grande celebridade popular, sua vida e seu show.

Local: Rua dos Andradas, 959. Centro, Porto Alegre/RS

24 a 29/1 | Filme Questão de Gênero

Filme será exibido no circuito expositivo do museu, com exibições diárias às 10h e às 14h. Evento gratuito. Questão de Gênero acompanha, durante um ano, a vida de sete pessoas que, em comum, têm o sentimento de que nasceram em um corpo que não era seu. Homens que nasceram mulheres e mulheres que nasceram homens contam como se descobriram transexuais e como buscam viver em sua verdadeira identidade de gênero. O documentário mostra os sonhos, alegrias, dramas e transformações vividos por essas sete pessoas que lutam para superar preconceitos, conflitos e barreiras em busca de uma vida mais feliz.

Local: Rua dos Andradas, 959. Centro, Porto Alegre/RS

29 de janeiro | #Drops CineClube MuseCom

Vídeo abordando cinelista (lista de indicações de filmes do CineClube MuseCom), que celebrará a diversidade no cinema. Um top 5 de produções cinematográficas que abordam questões sobre a diversidade.

Local: YouTube do Musecom

Cinemateca Paulo Amorim

25 a 30/1 | Mostra de filmes

Mostra de filmes brasileiros sobre o tema, na sessão da noite. Prevista, também, uma sessão comentada.

Local: Casa de Cultura Mario Quintana | Rua dos Andradas, 736 – térreo. Porto Alegre/RS

Teatro de Arena

“Projeto: Translúcidas – Narrativas Reais e Visíveis”, com curadoria artística de Ajeff Ghenes

25/1 | Atividades Presenciais

Falas e debates, com a presença de personalidades trans, fazendo reflexões sobre pautas e demandas da comunidade. Performance de artistas trans de vários segmentos das artes, como artes cênicas, dança, audiovisual e literatura.

Durante o mês de janeiro, o Arena também contará com conteúdos da temática nas redes sociais (Facebook e Instagram).

Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ)

De 26 e 28/1 | Programa de fomento ao mercado editorial trans

Programação inclui o lançamento de um livro de um autor ou autora transexual (26/1), um sarau poético (27), e mais uma palestra sobre (in)visibilidade trans (28), sempre às 18h. Necessita inscrição prévia, com divulgação em breve.

Local: Casa de Cultura Mario Quintana | Rua dos Andradas, 736. Porto Alegre/RS

Museu de Arte do RS (Margs) e CCMQ

29/1 | Sessão comentada de “Intransitivo: um documentário sobre narrativas trans”

Sessão será realizada na CCMQ, com as presenças de Lau Graef, Gabz, Gustavo Deon e Luka Machado, que idealizaram e produziram o documentário. Além da sessão comentada, serão produzidos conteúdos para as redes sociais do Margs (Instagram e Facebook), divulgados na semana que antecede o dia 29, visando ampliar a discussão sobre visibilidade trans a partir das narrativas presentes no documentário.

Local: Casa de Cultura Mario Quintana | Rua dos Andradas, 736. Porto Alegre/RS

Biblioteca Pública do Estado (BPE)

Data a definir | Encontro do Clube de Leitura

Encontro com foco na literatura e no protagonismo de escritores e personagens trans. Convidamos o jovem escritor Alcan, que publicou, através do edital Criação e Formação – Diversidade das Culturas (executado pela Sedac, em parceria com a Fundação Marcopolo), o livro “Histórias que eu gostaria de ler”. Outros convidados estão previstos. Autores convidados poderão vender suas obras no dia do encontro.

A ideia é discutir também a forma como nos colocamos em relação às datas marcadas para questões da diversidade de gênero e divulgar obras literárias e seus autores, entendendo o papel da instituição Biblioteca Pública nesse contexto. Durante o mês, divulgaremos títulos com essa temática nas nossas redes sociais (Instagram e Facebook).

Local: Rua Riachuelo, 1190. Porto Alegre/RS


Compartilhe: