Rio Grande do Sul tem 86 dos 90 pontos próprios para banho

Nesta semana, uma praia do Litoral Norte do Rio Grande do Sul é considerada imprópria. Os outros três locais são em pontos de água doce.

Foi divulgado novo boletim do Projeto Balneabilidade, que aponta a situação das praias do Litoral gaúcho e dos balneários de água doce. Conforme a análise, desenvolvida pela Fepam (Fundação Estadual de Proteção Ambiental), dos 90 pontos analisados, 86 estão próprios para banho.

Nesta semana, uma praia do Litoral Norte é considerada imprópria para banho. Todos os outros pontos são em locais de água doce. Os quatro pontos que os veranistas devem evitar são:

  • Balneário Pinhal, praia do Magistério – em frente à Rua General Câmara
  • Barra do Ribeiro, praia Recanto das Mulatas – Lago Guaíba
  • Pelotas, Balneário dos Prazeres – Laguna dos Patos
  • São Jerônimo, praia do Encontro – Rio Jacuí

Do total de locais monitorados, 82 são analisados pela Fepam e pela Corsan (Companhia Riograndense de Saneamento). Em Pelotas, o Sanep, Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas, realiza a coleta e a análise em oito pontos. No Litoral Norte, o trabalho é realizado pela equipe da Regional, que conta com a colaboração dos colegas da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura.

Os resultados das análises são divulgados todas as sextas-feiras, até o dia 4 de março de 2022, pelo site e redes sociais da Fundação. O Balneabilidade é realizado desde o verão 1979/1980 e integra o projeto RS Verão Total do Governo do Estado. O projeto é coordenado pelo Departamento de Qualidade Ambiental da Fepam e obedece à Resolução Conama 274/2000.

Recomendações aos banhistas

  • Procure entrar na água apenas em locais que apresentem condição PRÓPRIA para o banho;
  • Tenha atenção especial com as crianças e idosos, pois são mais sensíveis e menos imunes;
  • Evite tomar banho em época chuvosa e nas primeiras 24 horas após chuvas intensas, já que a tendência é de carreamento de esgotos e resíduos para os cursos d’água, o que pode ocasionar picos de contaminação dos rios e oceanos;
  • Evite entrar na água nos períodos de cheia do rio, quando o leito está fora do seu curso normal, e em canais pluviais, saídas de ¿sangradouros¿, córregos ou rios que afluem nas praias, pois podem estar contaminados por esgoto doméstico;
  • Não tome banho em locais com concentração de algas, já que podem conter toxinas altamente prejudiciais à saúde.