Domingo terá sol, calor intenso, chuvas e mais risco para temporais no Rio Grande do Sul

Uma frente fria deve quebrar o bloqueio atmosférico e provocar chuvas e temporais isolados na região Sul, Campanha e no Leste do Estado neste domingo (16).

A aproximação de uma frente fria vai quebrar o bloqueio atmosférico e provocar chuvas de intensidade moderada a forte e temporais isolados na região Sul, algumas áreas da Campanha e metade Leste neste domingo (16). Mas o calor deve continuar atuando no Estado, com temperaturas próximas dos 40°C.

O sábado foi de intenso calor em todo o Rio Grande do Sul. Entre o Norte, a Serra, o Vale do Sinos e o Litoral Norte, houve formação de instabilidades que propiciaram pancadas de chuva. Apesar de ter amenizado o calorão em Porto Alegre, as nuvens não chegaram a provocar pancadas em grande parte da cidade. A temperatura foi de 37,5°C neste sábado.

A previsão indica que o domingo começa com sol em todas as regiões. Mas, gradualmente, o tempo começa a nublar por causa da chegada da frente fria. Há previsão de pancadas em todas as regiões gaúchas. Não se descarta possibilidade de temporais, com ventania e granizo na região Sul, algumas áreas da Campanha e metade Leste.

As instabilidades não aplacam o calor no início da tarde. Máxima de 40°C em Itaqui, Quaraí e Uruguaiana. Em Santa Cruz do Sul e Porto Alegre, máxima de 37°C.

Na segunda-feira (17) as chuvas continuam, devido à passagem da frente fria e há risco detemporais na metade Sul do estado e Serra gaúcha. A tendência é que as instabilidades continuem na terça (18) e o calor diminui com relação aos dias anteriores.